Pular para o conteúdo

Transações monetárias ficam ainda mais fácil

Agora fazer e receber pagamentos vai ser ainda mais fácil. O Banco Central liberou a realização de transações monetárias via WhatsApp para os usuários brasileiros.

  • por
  • 5 min read

As transações monetárias serão ainda mais fáceis e práticas. O Banco Central (BC) autorizou que o aplicativo de conversas, WhatsApp possa realizar transferências e pagamentos. Com isso, além de colocar os assuntos em dia você ainda poderá efetuar pagamentos ou receber dinheiro de maneira rápida. É a tecnologia ajudando a tornar o dia a dia mais prático.

Afinal, quem nunca conversou com um amigo e prometeu transferir aquele dinheiro e, ao sair do aplicativo já esqueceu o que deveria fazer? Agora não tem mais desculpas, as transações monetárias poderão ser realizadas com um clique dentro da conversa, sem motivos para esquecimentos ou deixar para depois. Quem sempre inventa uma desculpa para não pagar é que não vai gostar da atualização.

Advertisement

Disponível apenas para usuários brasileiros, o recurso será possível através de uma parceria com a Visa e Mastercard. E, é as duas empresas que irão decidir quando a funcionalidade estará disponível. A medida visa facilitar ainda mais os recursos para empresas, uma vez que as transações monetárias poderão ser realizadas tanto com contas comerciais quanto com as contas pessoais.

O WhatsApp e a transferência de dinheiro

As transações monetárias pelo WhatsApp não são uma novidade. No ano passado o anúncio do recurso havia sido feito, mas o BC vetou a possibilidade. Agora, depois da criação e adesão ao PIX, a funcionalidade promete ainda mais facilidade para pequenos e médios empreendedores. Embora disponível apenas no Brasil, o recurso é bastante aguardado e promete facilitar a vida de muita gente.

Advertisement

Apenas no país, o aplicativo tem cerca de 120 milhões de usuários, e quase todos acessam o aplicativo ao menos uma vez por dia. Além disso, as conversas entre empresas e clientes através da plataforma aumentaram com a pandemia de Covid-19 e a readequação do mercado consumidor. O surgimento de empreendedores digitais também aumentou as transações monetárias realizadas de maneira online.

Todos esses fatores prometem ser a chave do sucesso para o novo recurso, que ainda não tem previsão para começar a funcionar. E, embora não esteja claro as taxas a serem cobradas ou como irá funcionar em sua totalidade, a atualização é aguardada por diversos usuários do aplicativo. Os criadores ainda prometem que no futuro, além das transações monetárias, será possível realizar a compra de jogos, ingressos e vaquinhas virtuais, por exemplo.

Advertisement
Advertisement
Transações Monetárias

As transações monetárias na era digital

Houve um tempo que para realizar as transações monetárias era preciso ir até uma lotérica ou agência bancária. Depósitos, transferência e pagamentos de contas eram logisticamente encaixados na rotina diária para não perder tempo com ida a lotéricas lotadas e filas gigantescas. Parece outra era, mas não é um tempo tão distante assim. Graças a tecnologia as coisas mudaram.

Atualmente, as transações monetárias na era digital são feitas com um clique, a qualquer lugar e hora, é necessário apenas conexão com a internet. Além da facilidade que surgiu com os aplicativos de bancos e o internet banking, a criação de bancos totalmente digitais tornou a relação com o dinheiro ainda mais virtual e há quem tenha apenas cartões e nunca papel moeda em suas carteiras.

Advertisement

A tecnologia não alterou apenas nosso modo de relacionar com o mundo, mas a forma de nos relacionarmos com o dinheiro e, principalmente, a maneira de realizar as transações monetárias. Seja por QR Code, PIX, transferências ou pagamentos online, raras são as pessoas que em 2021 ainda ficam dependentes de agências bancárias ou lotéricas para pagarem suas contas ou depositarem dinheiro.

A era digital na forma de comprar

Além da facilidade que a tecnologia proporcionou para realizar as transações monetárias, outra praticidade veio para ficar: a forma de comprar. A era digital mudou o comportamento do consumidor e, atualmente, o mundo virtual é mais movimentado que o mundo físico. A mudança começou com os cartões, que permitiram comprar sem precisar ter papel moeda em mãos.

Advertisement

O primeiro dinheiro de plástico, ou cartão para pagamento de forma eletrônica, surgiu no Brasil em 1956, há 65 anos. Se no começo era algo raro e aceito em um grupo seleto de locais, hoje o dinheiro digital é mais comum que imaginamos e raras são as ocasiões em que não é possível utilizá-lo como forma de pagamento. Nesses 65 anos muita coisa mudou e chegou, novas formas de pagamento foram criadas e a era digital ganhou espaço.

Além dos cartões de crédito e débito, diversas outras opções de pagamento estão disponíveis para consumidores brasileiro, entre eles a recente criação do BC: o PIX. Através desse recurso é possível pagar e receber a qualquer hora, lugar e dia, sem cobrança de taxas ou demora para o dinheiro chegar até a conta do destinatário. Essa é a prova que a tecnologia vem para facilitar nossas vidas.

Para ficar por dentro das informações financeiras e notícias sobre o Brasil e o mundo, fique ligado no Click Finanças. Aqui você encontrará informações sobre diversos assuntos, inclusive do mundo financeiro, e que tem impacto direto na sua vida. Se mantenha informado e atualizado, fique ligado no Click Finanças.

0