Saiba como é possível fazer um investimento em ação sem medo

Está pensando em fazer um investimento em ação mas ainda não se sente totalmente seguro? Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre este mundo e descobrirá dicas que servirão de ajuda na hora de colocar o dinheiro para render.
investimento em ação
investimento em ação

Fazer um investimento em ação é algo que divide opiniões, alguns consideram algo muito arriscado e tem aquele “preconceito” em relação a bolsa de valores. Já outros acreditam que essa seja uma boa alternativa para aumentar os rendimentos, mas, ainda assim, não se sentem totalmente seguros.

investimento em ação

É comum que isso aconteça, afinal, no Brasil, falar sobre educação financeira ainda não é algo que faz parte do cotidiano das pessoas, ou seja, o receio em fazer um investimento em ação não é algo que acontece só com você. Ainda assim, as ações só perdem para a poupança, em relação a popularidade entre os brasileiros (informação baseada em uma pesquisa da Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capital).

Com isso, podemos dizer que vale a pena conhecer este universo, e é justamente sobre isso que vamos falar nesse artigo. Iremos compartilhar informações práticas para que conheça as principais características do mercado de ações. Além disso, te daremos dicas para que possa fazer um investimento em ação sem medo.

O que é mercado de ações?

O mercado de ações não é nada mais que um ambiente de negócios, onde se vende ou compra frações de uma empresa. Normalmente, as operações acontecem em uma bolsa de valores, mas, saiba que também podem ocorrer por meio de mercados de balcão. Também vale lembrar que é aberto ao público, o que quer dizer que qualquer pessoa pode fazer um investimento em ação.

É provável que já tenha escutado notícias que falam sobre o impacto que certas mudanças causam no mercado financeiro. Sim, realmente existe uma oscilação, inclusive, é o que afeta a cotação das empresas. Apesar disso, é essa volatilidade que permite que você obtenha um lucro maior em relação a outros tipos de aplicação.

Para fazer um investimento em ação também é preciso saber como funciona o mercado de ações

Este mercado funciona assim: as negociações são feitas diariamente através do pregão, os compradores ficam de um lado e os vendedores de outro. As empresas oferecem suas ações, quanto maior o interesse dos compradores, mais dinheiro elas conseguem, automaticamente o seu valor de mercado aumenta.

Ao fazer um investimento em ação, podemos dizer que de certa forma você começa a fazer parte do negócio, pois, à medida que a empresa tem melhor posicionamento no mercado, você também ganha. Além disso, terá a oportunidade de fazer a venda da ação, inclusive, por um preço maior do que comprou, o que aumentará ainda mais a sua lucratividade.

Faça um investimento em ação e seja um empreendedor

Já ouviu falar sobre ações ordinárias? Elas são bem conhecidas neste mercado, e são muito procuradas por quem quer fazer investimentos a médio e longo prazo. Isso porque além de comprar uma parte da empresa, você tem voto nas assembleias. Ou seja, poderá participar da gestão e influenciar nas decisões, do mesmo jeito que um empreendedor faz. Além disso, ser esse tipo de investidor fará com que seu dinheiro renda mais.

4 dicas práticas para fazer um investimento em ação sem medo

investimento em ação

Começou a se sentir mais à vontade com o tema? Que bom, pois agora que você já conhece as principais características do mercado de ações, vamos compartilhar algumas sugestões que te ajudarão a fazer um investimento em ação tranquilamente. Então, confira nossas dicas e faça suas anotações:

1 – Faça uma reserva de emergência

Some as despesas do mês e multiplique por um período de três a seis meses. Reserve o valor em uma aplicação de baixo risco de renda fixa para suprir suas necessidades caso aconteça alguma emergência. Caso surja um imprevisto, você não precisará se preocupar se as suas ações caírem.

2 – Defina uma estratégia

Fazer um investimento em ação sem ter planejamento é uma tática muito perigosa, pois, a tendência é ser guiado apenas pelos preços. Logo, nossa sugestão é que não deixe de definir qual estratégia vai usar, por exemplo, é importante pensar como quer aplicar o seu dinheiro.

Também é fundamental analisar por quanto tempo deixará o valor aplicado. Dizemos isso porque não é difícil encontrar investidores que decidem fazer aplicações a longo prazo mas acabam precisando resgatar o dinheiro antes. Inclusive, há situações em que a pessoa acaba vendendo uma ação abaixo do preço de compra, para conseguir recuperar pelo menos um pouco, ou seja, leva prejuízo.

3 – Invista apenas com o seu próprio dinheiro

Sim, existem aqueles que querem investir a qualquer custo, e por isso recorrem a terceiros para conseguir dinheiro emprestado. Alguns recorrem a parentes, outros ao cheque especial e até a corretoras. Esta é mais uma tática arriscada, afinal, a bolsa de valores pode mudar a qualquer momento, tanto para cima como para baixo. Então, existe a possibilidade de o investimento não gerar lucro suficiente para cobrir 100% do empréstimo.

4 – Conheça bem a empresa em que vai investir

Qualquer empresa pode sofrer o impacto da queda da bolsa de valores, por isso é importante buscar aquelas que consigam se recuperar rápido. É aí que entra a importância de fazer pesquisas, busque o maior número de informações, como o histórico de cotações, ramo do negócios, métodos de administração e resultados.

5 – Dica bonus

Como vimos, começar a fazer investimento em ação da maneira correta não é algo que acontece da noite para o dia. Sendo assim, além de seguir todas as dicas anteriores é preciso que você continue buscando conhecimento, pois este é um mercado em constante crescimento. Fazendo isso, você se manterá informado e ao mesmo tempo poderá identificar novas oportunidades para investir.

Não precisa se preocupar, nós vamos te ajudar com o seu aprendizado. Na seção investimentos desse site você encontra mais conteúdos práticos como este. Então, se quiser se manter antenado e continuar aprendendo, é só continuar navegando em nossa página.