Renda variável: é uma boa opção investir? Saiba aqui!

Renda variável não é um bicho de sete cabeças e hoje vamos te provar isso! Se você quer saber tudo sobre essa modalidade de investimento, continue lendo!
Renda Variável
Renda Variável

Antes de mais nada, você sabe o que é renda variável? Pois, não se preocupe! Hoje, vamos te contar todos os detalhes sobre esta modalidade de investimento. Assim, você terá uma noção muito maior do que é renda variável e como funciona dentro de uma carteira completa de investimentos. Portanto, continue lendo nosso artigo.

Renda Variável
Renda Variável

Aqui, você terá uma boa noção do funcionamento desta aplicação, o que está inclusos e também quais são as vantagens e desvantagens de optar pela renda variável. Ademais, nossa recomendação é você ler este artigo com bastante atenção para não perder nenhuma informação importante e relevante para você.

O que é renda variável?

Como citamos, é fundamental saber exatamente o que é renda variável, do que se trata e como funciona. Desta forma, iremos começar te explicando e caracterizando esta modalidade de investimento para facilitar sua compreensão e aprendizado. Por isso, esta parte do texto visa a te ajudar com isso.

Primeiramente, renda variável é uma modalidade de investimento no qual não há nenhum tipo de garantia de ganho. Ou seja, é um rendimento imprevisível, não é fixo e nem garante que você irá receber igual ou mais do que foi aplicado no início do investimento. Neste caso, há chances do investidor ganhar muito ou até perder dinheiro.

Portanto, este caso impede que o investidor tenha alguma previsão de possível ganho ou perda. Isto é, não é possível saber com antecedência as possibilidades de rendimento. Mesmo assim, a renda variável tem sido um dos assuntos mais comentados entre os investidores e também é bastante comum para os que estão iniciando no mundo financeiro.

Todavia, há uma vasta gama de possibilidades de lucro neste tipo de aplicação e, ainda é pouco explorada pelas pessoas nos dias de hoje. Mesmo que conte com maiores riscos que a renda fixa, por exemplo, as chances de ganhos altíssimos são muito maiores. Mas, não se preocupe que te contaremos tudo sobre isso ainda neste artigo!

O que é considerado renda variável?

Anteriormente, você aprendeu o que é renda variável. Agora, chegou a hora de saber o que pode ser considerado dentro desta modalidade de investimento. Assim, você estará quase pronto para começar a procurar títulos desta aplicação e iniciar suas aventuras no mundo financeiro da renda variável. Todavia, preste bastante atenção para não correr riscos desnecessários e evitar enganações.

Neste caso, há algumas aplicações específicas que podem ser consideradas rendas variáveis. Entre elas: ações (de empresas negociadas na Bolsa de Valores), fundos de ações (fundos de investimentos que aplicam em ações), ouro, câmbio (investimento em moedas), fundos multimercados (fundos de investimentos em ações e outras rendas variáveis), derivativos e etc. 

Como funciona?

A renda variável, como citado, não oferece nenhum tipo de garantia de ganho. Inclusive, o investidor pode até mesmo perder muito dinheiro, dependendo da situação. Tendo isso em mente, é essencial saber que há uma série de fatores que podem influenciar os resultados dos investimentos de renda variável.

Por exemplo, os preços de ações podem variar de acordo com o desempenho da empresa, da modernização desta e como é vista no mercado. Outro fator determinante é a economia do país. Os preços gerais podem variar de acordo com o sucesso ou fracasso das políticas econômicas deste. Portanto, todo o mercado de investimentos acerca das rendas variáveis dependem de fatores externos para serem determinadas. Por isso, há como estudar e analisar, mas não tem como prever o que irá acontecer com os preços.

Vantagens

Como você pôde ver, há algumas incógnitas quando falamos sobre renda variável. Mas, o que faz as pessoas optarem por esta modalidade de investimento mesmo com tanta volatilidade? Bom, as vantagens! Os benefícios e as possibilidades de ganho dessa aplicação tentam compensar os riscos. 

Renda Variável
Renda Variável

Sendo assim, a renda variável oferece um potencial de ganho muito maior do que a renda fixa, por exemplo. Desta forma, este investimento se torna uma excelente opção para muitos investidores, principalmente com mais experiência de estudo e de mercado. O maior atrativo desta aplicação é a expectativa de uma excelente lucratividade.

Desvantagens

Em contrapartida, mesmo com tantos potenciais de ganho e expectativas de alta lucratividade, os investimentos em renda variável têm muito mais riscos que outros. Além de não ter nenhuma garantia de ganho, também não há proteção do seu dinheiro inicial. Ou seja, perder tudo que você investiu é uma possibilidade neste tipo de aplicação.

Além disso, você precisa considerar os fatores de mercado, empresa, país, câmbio e muito mais. Isto é, não somente é um investimento com maior risco, mas também com análise e estudo muito mais complicado e complexo do que para aplicações de renda fixa. Portanto, esteja sempre atento ao seu redor antes de começar a investir.

Se você gostou de conhecer mais sobre renda variável e quer continuar estudando e conhecendo mais sobre o mundo dos investimentos, continue em nosso site. Aqui, te damos muitas dicas e informações exclusivas em artigos completos sobre empréstimos, investimentos e até cartões de crédito!