Dicas importantes para quitar suas dívidas

Se está difícil para você conseguir eliminar as contas em atraso, neste post a gente te mostra dicas excelentes para conseguir quitar as dívidas!
Money - Brazilian Coins - Several

Estamos vivendo um momento de crise econômica difícil para todo mundo, mas as dívidas não param de chegar. Está difícil para você conseguir quitar as dívidas? Então, neste artigo vamos te dar algumas dicas importantes para você conseguir eliminar os débitos de maneira mais fácil. Portanto, se você ficou curioso e quer saber mais sobre como melhorar a saúde financeira, é só continuar coma gente lendo este artigo.

Quais as dicas para conseguir quitar as dívidas?

Na hora de montar suas estratégias para conseguir quitar as dívidas, é importante considerar uma série de fatores e etapas. Existem várias ações simples que você pode usar na hora de se livrar das contas. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você seguir quanto decidir que vai começar a eliminar os débitos em atraso:

Primeiro, organize todas as suas finanças

Não existe uma maneira de você conseguir quitar as dívidas sem antes deixar suas finanças pessoais organizadas. Dessa maneira, é imperativo que você saiba quanto te sobra no final do mês para pagar os acordos e parcelamentos. Além disso, você precisa saber se pode se comprometer com esses pagamentos no momento e qual o limite de valores que consegue pagar. Então, tudo isso só é possível com a organização do orçamento familiar primeiro.

Caso você não saia ainda por onde ou como começar a deixar suas finanças pessoais em dia, também podemos te ajudar. Tem um excelente artigo no blog sobre como organizar o orçamento familiar. Então, nele você encontrará dicas valiosas que podem te ajudar na hora de colocar as finanças em ordem para conseguir quitar as dívidas.

Procure saber onde estão os seus débitos

conseguir-quitar-dívidas
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Depois que você tiver organizado todo seu orçamento familiar, e já sabe quanto tem disponível para conseguir quitar as dívidas, precisa saber quais são elas. Dessa maneira, você pode procurar os serviços de proteção ao crédito para verificar quanto deve, e a quais empresas está devendo. Você pode consultar inclusive, por aplicativos como o do SERASA, que inclusive te fornece meios de conseguir resolver as pendências financeiras.

Entenda o que a lei te assegura para conseguir quitar as dívidas

Outra dica muito importante é você saber quais são os direitos que o código do consumidor te assegura na hora de conseguir quitar as dívidas. A maioria das pessoas não sabe quais são as garantias da lei nesse momento, e acabam embarcando em qualquer proposta que as empresas oferecem para a quitação.

Portanto, você tem o dever como cidadão de saber quais são suas obrigações e direitos segundo a legislação. Então, procure o que você pode ou não fazer durante o acordo e também durante os pagamentos. Nunca deixe seus direitos passarem em vão, pode ser bem enriquecedor para você saber como pode pagar suas contas da maneira correta.

Caso você precise saber um pouquinho mais sobre o assunto, a gente ainda pode te ajudar um pouco mais. Por isso, temos um artigo muito bom aqui no blog sobre direitos do consumidor endividado. Portanto é muito bom você tirar um tempo para ler e entender o que você pode ou não fazer na hora de conseguir quitar as dívidas.

Parcele e faça acordos dentro da sua realidade

Um erro muito comum na hora de conseguir quitar as dívidas é a escolha do parcelamento. Muitas vezes estamos tão desesperados para nos livrar da dívida, que acabamos aceitando condições absurdas de parcelas, que no futuro não vamos conseguir pagar. Dessa maneira, isso só vai levar a mais dívidas, e elas irão formar uma bola de neve ao longo do tempo.

Por isso, elabore propostas de parcelamento que caibam dentro da sua realidade. Não assuma nunca mais do que você consegue pagar. Além disso, considere sempre imprevistos e surpresas financeiras que você não esperava. Assim, pode criar um cenário onde a maioria das variáveis que influenciam no seu pagamento são consideradas.

Se for bom, parcele, se não pague à vista

Nem todas as suas contas precisam ser parceladas à perder de vista, você pode escolher outros método para conseguir quitar as dívidas. Por exemplo, algumas vezes pode ser mais interessante juntar um dinheiro e conseguir fazer o pagamento à vista, com desconto. Dessa maneira, muitas empresas eliminam os juros e as multas quando você efetua o pagamento em uma só parcela.

Portanto, você precisa avaliar quais são as opções mais interessantes no momento, de acordo com a sua realidade. O parcelamento é excelente quando ele cabe na situação, porém nunca será melhor que parar as contas à vista e conseguir uma boa diminuição do valor inicial. Vale a pena colocar tudo na ponta do lápis e avaliar qual a melhor opção no seu caso.

Outras dicas para conseguir quitar as dívidas

Ainda, existem mais ações que você pode tentar para conseguir quitar as dívidas, como feirões de desconto, enviar contra proposta, tentar negociar direto com a empresa. Nessa hora, o que vale mais é a sua criatividade para encontrar a melhor alternativa para você e para a empresa. No final das contas, não custa tentar de tudo para conseguir aquele descontinho e deitar a cabeça tranquila no travesseiro sem contas atrasadas para te dar pesadelos.

Então, se você curtiu esse artigo e ficou curioso para saber mais sobre como pode usar a educação financeira para melhorar suas economias, continue com a gente. Além disso, temos uma porção de outros artigos sobre finanças pessoais para te ajudar na hora de melhorar sua saúde econômica. Por isso, é importante sempre se atualizar sobre o que você pode fazer pelas suas finanças pessoais, e como pode melhorar de vida com esses conhecimentos.