Pular para o conteúdo

Procurando um investimento para iniciantes? Conheça uma opção!

Não é nada difícil encontrar opções de investimento para iniciantes. Apesar disso, é importante entender no detalhe o que vai acontecer com o seu dinheiro. Pensando nisso é que vamos te contar como funciona uma das modalidades mais conhecidas por quem está começando agora.

  • por
  • 5 min read
investimento para iniciantes

O atual mercado financeiro conta com várias opções de investimento para iniciantes. Este artigo foi feito pensando nas pessoas que acham que não levam jeito para as finanças, que sentem medo de investir porque não tem nenhuma experiência no mundo dos negócios ou para aqueles que pensam que perderam dinheiro em meio às negociações. Se identificou com algum desses perfis? Então, vem com a gente!

investimento para iniciantes

Hoje vamos falar sobre um dos mais conhecidos investimentos para iniciantes: o Tesouro Direto. Este é um programa do Tesouro Nacional junto com a BM & FBOVESPA para a venda de títulos públicos. Ou seja, nesta modalidade você empresta dinheiro para o governo, que usará seu dinheiro na educação, infraestrutura e saúde do país. Depois, o dinheiro volta para o seu bolso com juros.

Sabemos que é preciso muito mais informação para se sentir tranquilo ao fazer um investimento. Por isso, vamos te contar todos os detalhes que precisa saber sobre o tesouro Direto. Então, não deixe de nos acompanhar até o final dessa leitura, assim não perde nenhuma das dicas que preparamos especialmente para te ajudar. Vamos nessa!

Conheça um pouco mais sobre o tesouro direto

Uma das principais características desse investimento para iniciantes é que o valor para começar é baixíssimo, a partir de $30 reais. É isso mesmo que leu! Se tiver pelo menos essa quantia já vai poder fazer o seu dinheiro render. Legal, né? Essa característica já quebra a ideia de que é preciso muito para começar a investir. Além disso, poderá aumentar o valor quando e por quanto quiser.

Outro fator muito interessante e que agrada os investidores que estão começando é o fato de poder fazer o resgate a qualquer momento. Em outras palavras, se aparecer qualquer situação inesperada, você tem a opção de pegar o dinheiro de volta. Claro, o tempo de aplicação influencia diretamente no valor do rendimento, mas, é muito bom saber que tem essa liberdade, não acha?

Existe mais uma coisinha que faz com que esse seja um investimento para iniciantes entre os mais queridinhos, sim, estamos falando sobre a praticidade. O processo é totalmente simples e intuitivo, então, não pense que é preciso ter um conhecimento super vasto do tema para começar a investir.

Quanto eu vou ganhar fazendo este investimento para iniciantes?

investimento para iniciantes

Infelizmente não conseguimos dizer de cara o quanto você vai ganhar, sabe por que? Isso depende de três fatores: a quantidade de dinheiro que pretende investir, o período em que o valor ficará aplicado no Tesouro Direto e o plano escolhido. Pois é, existem duas categorias de planos: o prefixado e o pós fixado.

Funciona assim: no plano prefixado acontece uma simulação onde é escolhido o valor a ser investido e o tempo que o dinheiro ficará no Tesouro Direto. Com base nisso será possível fazer o investimento já sabendo exatamente quais serão os seus rendimentos, ou seja, antes mesmo de fazer a aplicação poderá conhecer o lucro.

Neste grupo existe mais de uma opção, um é o Tesouro IPCA, que é um (Índice de Preços para o Consumidor Amplo) medido regularmente pelo IBGE. Com essa aplicação é possível se proteger da inflação e a longo prazo, ganhar com as valorizações. Lembrando que diferentemente de uma aplicação pré fixada, o lucro pode oscilar, então não dá para prever o rendimento até o final do vencimento da negociação.

Uma outra opção é o Tesouro Selic. Essa é uma taxa básica de juros imposta pelo Banco Central, o dinheiro que você investir nesse plano vai ter rendimento equivalente às variações da Selic. E neste caso é praticamente impossível ter perda, apesar de que a taxa nem sempre é alta.

Como investir no tesouro direto de forma prática?

Como já comentamos, esse investimento para iniciantes é muito simples de ser realizado. Primeiro é preciso entrar no site oficial do Tesouro Direto. Por meio desta página será possível fazer a simulação que também mencionamos antes. O processo é totalmente intuitivo, ou seja, só terá que informar os dados que a plataforma pede e pronto.

O segundo passo é fazer seu cadastro no Tesouro Direto, e para isso você poderá contar com bancos e corretoras. E aí vai mais uma dica: verifique se sua instituição escolhida está habilitada para tal negociação. Afinal, é por meio dela que o seu dinheiro será aplicado, e depois retirado.

Depois disso vem a melhor parte: Efetuar o investimento para iniciantes! Este também é um passo que pode ser realizado de formas diferentes: seja pelo banco, corretora, plataforma online ou aplicação do Tesouro Direto. Quando concluir, já poderá ser considerado um investidor.

Agora que conheceu nossas dicas, sem dúvida deve estar sentindo mais confiança em começar a investir no Tesouro Direto, afinal, não tem complicações e ainda faz o seu dinheiro render. Quer conhecer outras opções de investimento para iniciantes e ampliar seus conhecimentos sobre o mundo das finanças? Isso é fácil, só precisa continuar navegando em nossa página.

0