Pular para o conteúdo

Pinterest: mais uma rede social que monetiza seu espaço

A monetização das redes não é nenhuma surpresa e as notícias não nos deixam mentir: cada vez mais redes sociais se transformam em espaço para compra e venda. Agora, chegou a vez do Pinterest!

  • por
  • 5 min read

O Pinterest é uma das redes sociais mais diferentes das mais utilizadas. Sua ideia é permitir o compartilhamento de imagens, mas ao contrário do Instagram, as fotos por lá compartilhadas são ideias e inspirações para decorações, roupas, fotos e construções, por exemplo. Nesse contexto a rede serve como uma grande vitrine, onde podemos salvar e enviar imagens que nos agradam visualmente.

Nesse sentido, não são poucos os usuários que têm inúmeras pastas com ideias para looks, decoração de ambientes, móveis planejados, refeições, construções e até tatuagens. É um grande espaço onde as ideias têm lugar organizado para que não haja risco de se perderem por aí. Há quem tenha as pastas do Pinterest mais organizadas que o próprio quarto ou escritório.

Advertisement

E, com tantas inspirações os criadores viram uma possibilidade para a rede: a monetização do Pinterest. Então, agora além de colocar as ideias lá, será possível também anunciar os produtos da sua marca. Uma foto bonita, bem-organizada com um produto em específico pode te levar para o site onde aquele produto está a venda. É uma excelente forma de anunciar seus produtos diretamente aonde o usuário vai para ter ideias.

Mais uma ferramenta de marketing

As ferramentas para o marketing digital não param de crescer e, agora, o Pinterest lança mais um recurso para as pequenas e grandes empresas: o Pinterest Ads. Com ele será possível direcionar o usuário para o site da própria empresa a fim de comprar o produto que foi salvo como inspiração para um projeto futuro. Ou seja, as empresas de decoração, artesanato, vestuário e outros setores contam agora com mais um recurso de marketing.

Advertisement

Dessa maneira o anúncio é realizado quando o usuário procura pelo produto de maneira específica, mas sem ter um vendedor ou loja de sua preferência. Com isso, empresas que souberem utilizar as fotos e a organização que é o ponto alto do Pinterest tem maiores chances de ter seus produtos em destaque e inspirar os usuários a reproduzirem em suas casas ou empresas o que é mostrado na foto.

Os conteúdos mais buscados na plataforma são de arquitetura, fotografia, decoração, turismo, moda, beleza e arte. Ou seja, empresas desses setores tem maiores chances de terem bons resultados ao investirem no recurso visual que é o grande foco do Pinterest. Afinal, quem está presente na rede sabe que salvar fotos que gostamos e queremos fazer é algo intuitivo e que as ideias surgem a partir das imagens que são vistas.

Advertisement
Advertisement
Pinterest

Brasil é o primeiro país da América Latina a ter o Pinterest monetizado

Na América Latina o Brasil foi o primeiro país a ter o recurso de monetização do Pinterest. Isso porque o país representa o segundo maior número de usuários da plataforma, ficando atrás apenas dos EUA. Ou seja, grande parte de quem acessa a internet regularmente está presente na plataforma e se torna um consumidor em potencial para as empresas que anunciarem seus produtos por lá.

Vale ressaltar que os usuários ativos do Pinterest chegam a 450 milhões de pessoas e esse número tem crescimento anual de 37%. Embora parte do público possa não saber como usar a plataforma, ir até ela em busca de inspiração para uma decoração de ambiente, de trabalho artesanal estilo “faça você mesmo” ou até de moda é comum e dá bons resultados na vida real.

Advertisement

Ou seja, com a monetização há grandes chances de o Pinterest ser mais divulgado e seus usuários serem educados a como utilizar a plataforma. Portanto, a monetização pode atrair mais usuários para o site ao mesmo tempo que aumenta a venda das empresas que anunciam ali. É uma ótima maneira de unir o marketing digital com a expansão de uma rede social.

Vantagens de usar as redes sociais como canal de propaganda

O uso das redes sociais como meio de marketing tem se tornado cada vez mais comum, principalmente com o aumento das vendas de e-commerce. Não é raro pesquisar um produto para a compra e, posteriormente, anúncios sobre esse mesmo produto surgirem no Instagram e Facebook enquanto navegamos pela plataforma. Nesse sentido o Pinterest entra para um mercado que cresce cada vez mais.

Advertisement

Já para as empresas, usar as redes sociais como canal de propaganda oferece um maior público em que o produto pode chegar. Afinal os meios tradicionais, ainda que apresentem resultados, tem um direcionamento específico se comparado a abrangência que o mundo digital pode oferecer. Por exemplo, ao anunciar no Pinterest, a marca deixará de anunciar para um nicho específico e poderá chegar a novos potenciais consumidores.

Com isso, além de ampliar o público consumidor, o Pinterest oferece a possibilidade de marcar presença para usuários que pertencem a classes totalmente diferentes, mas que em comum buscam um produto específico sem ter uma loja de preferência. Ou seja, as redes sociais e o e-commerce caminham lado a lado na expansão de um mercado consumidor e de expansão de pequenas, médias e grandes empresas.

Continue navegando no Click Finanças e saiba dos mais diversos assuntos. Como, a nova lei brasileira que estabelece a prática de stalkear, um crime. Navegue em nossa seção de notícia e fique por dentro das mudanças que ocorrem no mundo digital e financeiro, seja no Brasil ou em outra parte do mundo.

0