Você sabe como organizar a vida financeira para começar a investir? Veja 6 dicas excelentes

Neste artigo vamos te mostrar 6 dicas incríveis para você organizar a vida financeira antes de começar a investir, e assim ter rendimentos melhores!
organizar-a-vida-financeira-para-investir
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Na hora de investir, várias ações podem influenciar no sucesso ou fracasso dos seus investimentos. Uma delas, é a falta de controle de suas contas pessoais, que pode acabar prejudicando de maneira drástica seus projetos de vida. Portanto, é importante organizar a vida financeira antes de começar a investir efetivamente. Então, se você quer ver dicas de como conseguir organizar sua vida financeira para investir, é

Mas como organizar minha a financeira vai me ajudar nos investimentos?

Em todos os aspectos da sua vida, organizar a vida financeira é de grande importância. Seja para quitar contas atrasadas, entender quando precisa de um empréstimo, abrir um novo negócio. Dessa maneira, ter as finanças em dia ajuda você a entender como, quanto e quando pode gastar para ter melhores rendimentos.

Então, eu te pergunto: como você quer investir, se não sabe nem quanto dinheiro tem disponível para isso? Portanto, a organização financeira te ajuda a saber quanto você gasta por mês, onde está desperdiçando dinheiro, e quanto vai sobrar para você poder fazer as suas aplicações financeiras.

Dicas para organizar a vida financeira:

Por isso, se você quer começar agora mesmo a organizar a vida financeira e investir para conseguir um lucro no mercado, a gente te ajuda nessa hora. Separamos alguns tópicos com as principais dicas para você começar a deixar suas finanças organizadas antes de botar a mão na massa e começar a usar seu dinheiro para fazer dinheiro:

Entenda quanto você ganha: salário x renda

Se você tiver mais de um salário, ou várias pessoas trabalhando em sua casa, precisa organizar a vida financeira para saber efetivamente quais são os rendimentos mensais que você tem. Lembre sempre que salário é quanto você ganha de uma fonte, como um trabalho com carteira assinada ou se faz artesanato para vender. Já a renda é a soma de todos esses ganhos, e das pessoas que também contribuem para o orçamento familiar.

Conheça quanto você ganha, mas também o quanto gasta: despesas fixas x variáveis

Além de saber o quanto você ganha, também vai precisar saber quais são as suas despesas fixas (conta de água, luz, parcela do cartão de crédito), e quais são as suas despesas variáveis (compras avulsas, comida em aplicativo). Dessa maneira, você consegue visualizar todos os seus gastos presentes e futuros, e pode saber como economizar e quanto vai sobrar para investir.

Veja quanto você pode economizar por mês e quanto sobra do seu salário

Quando não temos controle dos nossos gastos, muitas vezes acabamos desperdiçando dinheiro com coisas que não são necessárias. Mesmo as contas podem ser “enxugadas” quando você consegue organizar a vida financeira, diminuindo os gastos mensais. Então, avalie seu orçamento familiar e verifique com o que você está perdendo dinheiro, e tome atitudes para corrigir isso.

Depois, você precisa ver quanto dos seus rendimentos mensais sobram para você conseguir investir. Veja os valores que você precisa separar para o lazer, e uma outra parte para as aplicações que deseja. Dessa maneira, você consegue programar seus planos de investimento com muito mais segurança.

Se tiver dívidas, quite ou faça o parcelamento

Começar a investir com dívidas já não é um bom início para sua vida de aplicações financeiras. Assim, você pode acabar tirando dinheiro de alguma conta importante, e no final das contas os gastos com juros podem não cobrir o que você vai ganhar com os investimentos. Então, para organizar a vida financeira, é preciso pensar também nas contas que já existem.

Por isso, você precisa ver quais dívidas tem em seu nome e como pode fazer para quitar esses débitos. Procure as empresas para as quais deve, verifique os valores reais das contas que possui e se não conseguir fazer a quitação, tente acordos ou parcelamentos. Muitas vezes durante essas negociações você pode conseguir condições especiais de pagamento e economizar um bom dinheiro.

Separe o dinheiro que você pode usar para investir assim que organizar a vida financeira

organizar-a-vida-financeira-para-investir
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Depois de organizar a vida financeira, você deve separar o valor que sobra todo mês para os investimentos que quer realizar. Por isso, estude muito bem as opções de mercado, e a melhor estratégia para investir esse dinheiro, ainda que seja um valor baixo. Você pode continuar guardando para conseguir um valor mais alto e assim começar a fazer investimentos melhores.

Ainda, você vai precisar escolher uma carteira de investimentos para aplicar o seu dinheiro, evitando de colocar o valor total em somente uma opção. Aqui no blog, temos um artigo excelente sobre como montar uma boa carteira de investimentos. Dessa maneira, você evita perdas com as flutuações do mercado e pode conseguir mais lucro.

Controle os rendimentos dos investimentos

Assim que você começar a ter os seus primeiros lucros com investimentos, não saia gastando tudo sem controle. Portanto, você vai precisar continuar a organizar a vida financeira, e anotar tudo o que ganhou com os diferentes tipos de investimento que escolheu. Essa etapa é muito importante para continuar lucrando e não acabar perdendo tudo o que conquistou.

Além disso, você vai precisar ver quais os melhores investimentos que escolheu, e isso só será possível através da visualização dos lucros. Você precisa comparar os ganhos, analisar onde compensa continuar investindo e quais não estão dando tantos rendimentos quanto esperado.

Mas tudo isso acontece depois de organizar a vida financeira?

Sim, organizar a vida financeira é muito importante antes de você começar a investir. Isso tudo pode te dar uma visibilidade maior das suas finanças e do que você realmente pode usar para investir. Além disso, você consegue ver efetivamente quais são os investimentos mais rentáveis e quanto você está ganhando em cada tipo deles.

Então, para todas as áreas da sua vida é imperativo que você organize suas contas e rendimentos. Hoje, as pesquisas apontam que mais da metade dos brasileiros não tem conhecimento nem sobre o quanto ganham todo mês, nem quais os principais gastos que possuem. Assim, só pagam as contas e por isso acabam não conseguindo ter controle e organização para investir.

Curtiu o nosso artigo? Então, agora você já sabe que organizar suas economias pode ajudar você a mudar sua vida financeira completamente, veja mais opções e dicas sobre investimentos. Fique sempre pode dentro das últimas novidades sobre economia. Você também pode escrever suas perguntas aqui embaixo, que a gente conversa mais um pouco.