Pular para o conteúdo

Nova profissão para uma nova geração

Os tempos mudam, as tecnologias evoluem e, consequentemente, novas profissões surgem. Com tantas inovações que chegam nos últimos tempos não é de se espantar o surgimento de uma nova profissão: os clubbers.

  • por
  • 5 min read

O surgimento de uma nova profissão não é algo extraordinário, afinal no decorrer da história sempre surgem profissionais adequados para os tempos vivenciados. Dessa forma diversos profissionais apareceram em decorrência da criação de aparelhos ou plataformas utilizadas. Esse foi o caso dos influencers, profissionais que usam a sua imagem para influenciarem as pessoas a usarem marcas ou mudarem o comportamento.

Com os grandes avanços tecnológicos e a criação de diversos recursos e aplicativos para conectar as pessoas através de smartphones, inúmeras profissões surgiram a fim de profissionalizar e monetizar esses recursos. Assim, as próprias empresas que desenvolvem os recursos são responsáveis pelo incentivo da formação desses novos profissionais. E, a profissão da nova geração veio com o lançamento de um novo aplicativo.

Advertisement

Desde o seu lançamento, no começo de 2020, o ClubHouse tem ganhado cada vez mais adeptos. Embora ainda seja restrito a usuários de do sistema operacional IOS e precise de convite para entrar, o número de usuários não para de crescer. Com isso, seus criadores decidiram incentivar a criação de uma nova profissão: os clubbers, usuários que irão tornar a plataforma mais atrativa.

O ClubHouse

É de se pensar que, com tantos nomes famosos não seria necessário pensar em deixar mais atrativo o que já é tão cobiçado. No entanto o ClubHouse não para de inovar e está criando uma nova profissão. A plataforma que tem a interação apenas através de áudios ganhou o gosto do público e já conta com nomes de pesos entre seus usuários. No Brasil, os grandes nomes da plataforma são Tatá Werneck, Luciano Huck e Preta Gil.

Advertisement

Com o foco apenas em mensagens faladas, o aplicativo possui salas de assuntos específicos onde os criadores da sala podem falar abertamente sobre o tema. A interação em tempo real permite que quem estiver online tem a chance de ter dicas sobre assuntos diversos, desde investimento e política até sobre o mundo nerd. Com isso as interações podem ser em forma de palestras, onde apenas um fala, ou como uma conversa entre amigos.

Até o momento o aplicativo ainda não está disponível para o sistema operacional android. Mas os criadores já prometeram que em breve lançaram o aplicativo para esse público, ampliando ainda mais os usuários da plataforma. Com tanta popularidade, Paul Davidson decidiu inovar ainda mais: incentivar na criação da nova profissão que irá comandar a rede social já tão popular.

Advertisement
Advertisement

A nova profissão da nova geração: os clubbers

A ideia dessa nova profissão é gerar conteúdo para as salas de bate papo do aplicativo. Dessa forma, alguns influenciadores irão ser “contratados” para gerar conteúdos relevantes na plataforma. Afinal, sem qualquer outro estímulo visual pode ser difícil manter assuntos com conteúdos mais importantes em alta e sempre sendo debatidos. Até mesmo em conversas presenciais chegamos no ponto de falar coisas aleatórias na vida.

Com isso, a proposta seria contratar os clubbers para gerar o conteúdo e manter os usuários engajados na rede, afinal o lançamento é recente e ninguém quer usuários abandonando a nova queridinha. A ideia parte também do projeto de marcas patrocinarem os conteúdos, criando assim um espaço para o marketing digital em que a divulgação acontecerá a partir de assuntos do momento e que estão em alta.

Advertisement

A estratégia veio de encontro com o lançamento de um recurso utilizado pelo Twitter. O Twitter Spaces tem a mesma premissa que o ClubHouse mas já aposta na ideia de monetização da plataforma, sem para isso criar uma nova profissão como forma de engajamento. Mas, de maneira geral, a maneira encontrada para gerar conteúdo de qualidade e manter seus usuários conectados parece ser interessante e faz surgir novos horizontes para a nova geração.

Curiosidades sobres as profissões do século XXI

Uma nova profissão sempre surge quando o mundo se atualiza. Nos últimos anos novas áreas foram sendo criadas e com elas novos profissionais. Desde carreiras planejadas com cursos superiores até outras que não é necessário ter um diploma, mas que cresce cada vez mais. Além dos influencers já mencionados, os youtubers também tiveram seu momento destaque, quando os canais de YouTube eram uma grande fonte de geração de conteúdo.

Advertisement

Já nas profissões mais acadêmicos, temos o desenvolvedor de aplicativos. Como o próprio nome diz, o profissional tem como meta desenvolver novos aplicativos para smartphones. Seja melhorando a funcionabilidade ou criando recursos que só eram possíveis dentro da imaginação. Essa profissão ainda está em expansão e recebe incentivos em todo o mundo, afinal não é tão simples quanto parece criar um app legal.

Outra nova profissão que merece destaque é o analista de mídias sociais. Isso mesmo, as redes sociais ganharam tanto espaço que agora tem um profissional capacitado para determinar os melhores caminhos de se engajar corretamente uma marca ou empresa para ter retorno financeiro. Com isso, ter uma conta no ClubHouse ou Instagram não é apenas estar conectado, atualmente se pode ganhar dinheiro com as redes sociais.

Mas, com a grande expansão das redes sociais e da conectividade do mundo um assunto ainda causa preocupação em muitas pessoas: a segurança na internet. Afinal, as redes nos deixam expostos e mostrar nossa vida para todo o mundo pode gerar riscos desnecessários, principalmente para crianças e adolescentes. Ficar conectado é tão importante quanto se manter protegido.

0