Pular para o conteúdo

Tecnologia 5G — mais perto do que imaginamos

Muito se falou sobre a tecnologia 5G no país. Agora, ao que tudo indica, ela está mais perto do que imaginamos e pode mudar a forma como nos relacionamos com a tecnologia.

  • por
  • 5 min read

A tecnologia 5G foi alvo de diversas discussões nos últimos tempos. Seja pela teoria de rastreio de dados ou pela inovação que apresenta. O fato é que a nova tecnologia bate à porta e o Brasil precisa abrí-la para dar mais um passo em direção aos avanços tecnológicos. Afinal, o mundo todo está voltado para o novo e ser parte do que chega é fundamental para estar conectado.

Fábio Faria, atual ministro das comunicações, já anunciou que pelo menos 20 pontos terão a nova tecnologia no país. E, a melhor parte, ainda esse ano. A tecnologia que chegará para os brasileiros é o 5G Standalone. Ou seja, o 5G puro. Além disso, todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal terão acesso a tecnologia até em julho de 2022. Parece longe, mas está mais perto que pensamos.

Advertisement

Com isso, é importante estarmos atentos ao que muda em nossas vidas com a chegada da tecnologia 5G. Qual a interferência direta e indireta e qual o impacto disso para nossas conexões. Afinal, nunca estivemos tão conectados com o mundo como nos últimos tempos. Uma vez que, a tecnologia já faz parte do nosso dia a dia, da mesma forma que beber água é parte da nossa rotina.

O que é o 5G?

A tecnologia 5G é capaz de interligar todos os aparelhos que fazem uso de conexão de dados. É um cenário de Black Mirror, mas real. A comunicação entre geladeira, celular e TV será real. Além de parecer ficção científica, podemos pensar a realidade distante de nós. Mas ela já bate na nossa porta. Além da alta conectividade, essa tecnologia é 100 vezes mais rápida que o 4G, a atual conexão que utilizamos.

Advertisement

Além disso, ela permite ainda um acompanhamento de toda produção por parte de produtores rurais. Ou seja, da lavoura e pasto até a chegada do produto no mercado, ele poderá ser rastreado. É por isso que, o ministro das comunicações informou que as zonas rurais são prioridades na instalação da nova rede. No entanto, vale lembrar que nem tudo são flores para a nova tecnologia no Brasil.

Além de no Brasil poucos aparelhos oferecerem conexão para a tecnologia 5G, ela chega com certo atraso no país. As discussões sobre a implementação ou não da rede em terras brasileiras levantaram muitos debates e, finalmente, o lado tecnológico venceu. Além disso, o custo para novos aparelhos que suportem a conexão não será tão acessível, afinal o dólar está alto e ele é o responsável pelo poder de compra do real.

Advertisement
Advertisement
Tecnologia 5G

O que muda com a tecnologia 5G?

Para os fãs de seriados e filmes de ficção científica, a chegada do 5G em terras brasileiras pode representar a realização de um sonho. Todos os aparelhos tecnológicos da sua casa poderão se comunicar. Desde que tenham conexão com a internet, é claro. Além disso, a conexão será mais rápida. Imagina a geladeira informando que determinado produto acabou ou que está em promoção no supermercado?

É essa realidade que está mais próxima do que imaginávamos. Com a Tecnologia 5G, estar conectado será mais fundamental do que o que vivemos atualmente. Afinal, o que são mensagens de whatsapp e comandos de voz perto da inteligência artificial conectada em tudo? Em alguns países isso já é realidade e existem recursos que deixam o dia a dia mais prático. Como é o caso da Alexa, assistente virtual da Amazon que é capaz de ligar e desligar luzes, por exemplo.

Advertisement

Além disso, não teremos apenas uma casa inteligente, como roupas também. Algumas marcas de vestuário já estão investindo em tecidos e sapatos inteligentes. Com eles será possível computar as atividades físicas realizadas sem a necessidade de um aparelho eletrônico sendo conduzido. Pode parecer algo futurístico, mas está muito mais perto do que imaginávamos.

Como surgiu?

A ideia de conectar tudo não é tão recente quanto se possa imaginar. Desde 1991 já existia a ideia de conexão geral. Afinal, grandes filmes e livros que tratam sobre ficção científica e conexão são mais velhos e já pensavam nessa possibilidade. Sendo assim, a ideia da conexão geral surgiu junto com a internet da forma que conhecemos e, ao longo dos anos, cientistas trabalham para chegar ao nível sonhado outrora.

Advertisement

A ideia principal para a tecnologia 5G é otimizar o tempo de seus usuários. Afinal, cada vez mais o dia a dia se torna corrido e o tempo é precioso. Com isso, conectar os aparelhos eletrônicos, e aqueles que possam vir a ser, é uma forma de otimizar o tempo em tarefas corriqueiras. Como em compras domésticas, lavar roupas, fazer ligações e diversas outras atividades que demandam tempo.

Outro fator importante para a conexão geral é a comodidade dos usuários. O homem busca cada vez mais a praticidade em seu dia a dia. Seja para chamar um carro por aplicativo, programar as compras mensais de mantimentos ou programar a lavadora e secadora de roupas para o melhor horário. É claro que, para muitos, pode ser uma realidade distante, mas vale ressaltar que a cada dia, o futuro está mais perto do que pensamos.

Já imaginou ter todos os seus aparelhos conectados e com velocidade de conexão satisfatória. A promessa da tecnologia 5G é essa. Agora, cabe a nós esperar e ver se teremos mais comodidade ou ficaremos mais reféns dos aparelhos. O que você espera dessas novas conexões que vem surgindo?

0