Quais os melhores tipos de empréstimo para você?

Você sabe quais são os melhores tipos de empréstimo para você? Conheça neste artigo os principais e veja qual deles se encaixa em seu perfil financeiro!
melhores-tipos-de-empréstimo-para-você
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Escolher entre vários tipos de empréstimo pode ser uma tarefa complicada se não tiver um conhecimento básico. Cada um deles pode te oferecer vantagens e condições específicas para diferentes tipos de situação. Então, quais serão as melhores opções entre os diferentes tipos de empréstimo? Se você ficou curioso e quer saber um pouco mais sobre, é só continuar acompanhando este artigo.

Por que é importante escolher os melhores tipos de empréstimo?

Na hora de contratar um bom serviço de crédito, diversos tipos de empréstimo podem surgir. Porém, nem todos eles se adaptam à sua situação atual ou ao seu perfil financeiro. Dessa maneira, encontrar o tipo ideal de empréstimo para você pode ajudar a conseguir as melhores taxas, economizar dinheiro ou mesmo a melhor condição de pagamentos.

Para escolher o que mais se adequa com a sua realidade, você precisa se perguntar algumas coisas. Para que você precisa de empréstimo? Existe alguma financeira com condições específicas para você? Em quanto tempo você quer pagar? Além disso, precisa se perguntar até mesmo quais as menores taxas de juros se você for aposentado, pensionista, microempreendedor ou funcionário público.

Qual os melhores tipos de empréstimo para você?

Isso pode depender muito de quais as condições que você apresenta no momento. Por isso, o melhor tipo de empréstimo para você é aquele que satisfaz todas as suas necessidades, e gera uma boa oportunidade tanto para você, quanto para a financeira. Dessa maneira, avaliar as condições oferecidas em cada contrato é muito importante para escolher os melhores tipos de empréstimo.

Quais os principais tipos de empréstimo disponíveis no mercado?

Então, para escolher o melhor entre os tipos de empréstimo, primeiro você precisa saber quais são os mais populares no mercado, e de que maneira eles funcionam. Por isso, separamos as principais opções de empréstimos para você conhecer um pouco sobre cada um e ver qual se encaixa em sua intenção de crédito:

Empréstimo consignado

Este é um dos tipos de empréstimo mais fáceis de contratar, e se torna simples porque as cobranças são descontadas na sua folha salarial ou folha do INSS. Assim, sua contratação acontece de forma muito mais rápida, podendo ser realizado até mesmo por aplicativos de celulares. Mas fique atento com as taxas, ainda que seja a mesma modalidade de empréstimo, as financeiras tem taxas diferentes entre elas.

Porém, se você é funcionário da iniciativa privada ou profissional autônomo, esta pode ser uma opção um pouco mais complicada. Isso acontece porque como o desconto é em folha, a liberação é mais fácil para quem tem uma renda fixa e contínua, como pensionistas, aposentados ou funcionários públicos. Então, se você está em uma dessas categorias, pode ser uma excelente oportunidade de crédito.

Crédito pessoal

melhores-tipos-de-empréstimo-para-você
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Para solicitar este tipo de empréstimo nas instituições credoras não é preciso dar nenhum tipo de garantia, nem mesmo informar qual o motivo da contratação do empréstimo. Porém, mesmo assim não é tão fácil como se imagina, pois você terá que passar por uma análise de crédito e perfil, e estes devem se encaixar dentro das políticas de financiamento para sua liberação.

Pela facilidade na hora da contratação, esse é um dos melhores tipos de empréstimo se você precisa de ajuda para conseguir um novo negócio ou reformar sua casa. Assim, se as suas intenções são de pequenas realizações pessoais, esta pode ser uma excelente opção. Por isso, verificar a intenção de contratar o empréstimo é tão importante para avaliar os diferentes tipos.

Crédito estudantil

Se você pretende estudar em uma universidade particular, ou já está matriculado e está precisando de uma ajuda financeira para arcar com as mensalidades e despesas, este é um dos tipos de empréstimo ideal pra você. Existem várias instituições financeiras privadas que trabalham com esta linha de crédito, oferecendo diversos planos com prazos de pagamento diferenciados para cada perfil.

As instituições públicas através do Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, programa promovido pelo Governo Federal, se tornam também uma ótima opção de contratação. Esta oportunidade pode ser verificada no site do programa estudantil onde todas as condições e requisitos básicos para a solicitação estão disponíveis.

Crédito habitacional

O credito habitacional é um dos tipos de empréstimos desenvolvido para quem quer comprar, reformar ou construir. Esta linha de crédito pode ser realizada através de instituições financeiras públicas e privadas, com análise do perfil do contratante, podendo também fazer o uso do saldo do FGTS como forma de entrada para a contratação deste tipo de financiamento.

Crédito automotivo

Este tipo de crédito vai te ajudar a conquistar seu veículo novo. Em forma de financiamento ou consórcio, é muito importante adiantar uma quantia de entrada para a contratação desta opção, isso vai deixar as parcelas mais em conta de acordo com o seu bolso e facilitar essa conquista tão desejada.

Antecipação de 13º salário

Ideal pra quem quer dar uma aliviada nas contas pessoais e equilibrar o orçamento. Esta opção pode ser contratada pelos agentes financeiros com os quais você tenha vínculo ativo, de preferência o que recebe seus vencimentos. Esta modalidade de empréstimo só será paga na data do recebimento do 13º salário.

Mas afinal, como escolher o melhor entre os tipos de empréstimo?

Inicialmente você deve se perguntar para qual motivo ou necessidade contratar a opção de crédito. Algumas opções são bem específicas e vão te dar condições diferenciadas. A regra? Pesquise bastante. Não saia contratando o primeiro crédito que encontrar, existem diferentes tipos de empréstimo na praça para você.

Portanto, verifique todas as condições e se puder, faça uma tabela comparando todas. Veja quais financeiras dão opções especiais para sua profissão, renda e até prazo de pagamento desejado. A dica de ouro aqui é paciência e muito estudo. Se lembre que você vai passar um bom tempo com essa dívida, então vai querer o melhor negócio que encontrar, certo?

Gostou? Aqui, temos muito conteúdo de qualidade que traz muita informação detalhada! Então, se você quer adquirir ainda mais conhecimento, veja mais dicas de empréstimo que podem te ajudar na hora de conseguir contratar um serviço de crédito. Não esqueça de visitar nosso site para conhecer nosso artigos sobre investimentos e cartões de crédito também.