Pular para o conteúdo

IOF zero até o final do ano: Como isso afeta sua vida?

O IOF zero até o final do ano é uma medida pensada para ajudar pessoas físicas e empresas. Saiba como a iniciativa funciona na prática!

  • por
  • 5 min read
iof-zero-ate-o-final-do-ano

Já ouviu falar sobre IOF zero até o final do ano? Bom, com a chegada da pandemia, fomos afetados no trabalho, na vida pessoal e até mesmo no emocional. Além disso, o impacto também se estendeu ao governo. Por isso, foi necessário a criação de medidas para tentar conter o caos na economia do país.

Uma dessas medidas foi a isenção das alíquotas de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Esta teve início em abril e agora foi estendida até o final do ano de 2020. Quer saber como o IOF zero até o final do ano funciona na prática e afeta a sua vida? Isso é fácil, a única coisa que você precisa fazer é nos acompanhar até o final desta leitura.

Advertisement

Afinal, o que é o IOF zero e para que serve?

O IOF é um imposto que as pessoas físicas e jurídicas pagam ao realizar operações de crédito. Entre as atividades mais conhecidas estão: empréstimos, seguros, cheque especial e cartão de crédito. A porcentagem do imposto vai depender do tipo de operação que será feita e o valor final a ser pago é variável. A intenção do IOF é ser uma medida para regular a economia, assim o governo pode ter ideia da oferta e demanda de crédito no país e com isso ajustar taxas e controlar alguns aspectos econômicos.

O que o IOF zero até o final do ano tem haver comigo?

Então, se você realizar alguma operação de crédito vai ter a isenção do IOF, o que quer dizer que não será necessário pagar a porcentagem que geralmente é cobrada. A intenção é dar um alívio para as pessoas físicas e as empresas, mas por outro lado compromete as contas públicas, que têm mais gastos e menos recebimento de tributos, algo que também pode afetar a população no futuro.

Advertisement

O ponto é, mesmo com o IOF zero até o final do ano, existem produtos como empréstimos que possuem as taxas mais caras do mundo, então apenas estar isento do IOF pode não fazer muita diferença, em sentido financeiro. Justamente por isso é que vários especialistas estão orientando a analisar ao máximo o uso deste tipo de linha de crédito. Então, fica a dica!

Outras medidas implantadas além do IOF zero

Além do IOF Zero até o final do ano, o governo instalou várias outras medidas para minimizar o impacto econômico para as pessoas, e principalmente para os pequenos empreendedores brasileiros. Pode ser que você já as conheça, mas mesmo assim decidimos compartilhar informações a respeito pois podem servir de ajuda para a sua situação.

Advertisement
Advertisement
iof-zero-ate-o-final-do-ano

Linhas de crédito

O governo liberou uma linha de crédito para auxiliar micro e pequenas empresas durante a crise do Covid-19. A Caixa anunciou uma parceria com o Sebrae, que tem a mesma intenção, permitir o acesso dos microempreendedores à créditos com a taxa de juros reduzida. Ou seja, se você é um pequeno empresário e precisa de uma ajuda extra, existem opções.

Home office

Como já mencionamos anteriormente, o IOF zero até o final do ano é uma medida de economia e o Home Office também. Inclusive, mesmo antes da Pandemia muitas empresas já estavam adotando este estilo de trabalho, que é vantajoso para o empregador e para o funcionário, afinal, reduz os custos operacionais e com transporte, além de que é uma forma de proteger a saúde dos colaboradores.

Advertisement

Antecipação de férias

O governo liberou como medida provisória a possibilidade de o empregador antecipar as férias dos empregados, e a única exigência é avisar o funcionário com 48 horas de antecedência. Ah! E o mesmo vale para férias coletivas. Esta também é uma boa opção de iniciativa para que a empresa possa se equilibrar financeiramente.

Aumento do prazo para optar pelo Simples

Antes da Pandemia, as micro e pequenas empresas tinham até 60 dias para formalizar a opção pelo Simples Nacional, agora o governo decidiu ampliar o prazo, são até 180 dias após a inscrição no CNPJ. Também houve prorrogação nas prestações dos parcelamentos tributários. Este tipo de aumento de prazo é excelente para os empresários se organizarem. Dizemos isso porque além de ser um “alívio” é um jeito de as empresas poderem lidar com outros assuntos importantes.

Advertisement

Agora já conhece um pouco mais sobre as medidas do governo como o IOF zero até o final do ano, pode compartilhar este conteúdo com a sua família e amigos, afinal, é muito importante estar antenado ao que tem acontecido em nosso país. Além de que se manter informado é muito simples, você só precisa continuar navegando em nosso site, temos vários outros conteúdos com notícias muito importantes!

0