Investir no tesouro direto é uma boa oportunidade?

Investimentos podem ser uma boa forma de conseguir uma renda extra. Mas será que investir no tesouro direto vale a pena? Descubra sobre neste artigo!
investir-no-tesouro-direto
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Para quem está começando a investir, as várias oportunidades que o mercado oferece podem deixar qualquer iniciante confuso. Entre elas, estão os investimentos no tesouro direto, que figura entre as boas opções de renda fixa atuais. Mas será que ele vale a pena? Então, se você está interessado em investir nessa modalidade, ou quer saber se ela se encaixa nas suas condições de investimento, é só continuar lendo este artigo que a gente te conta mais sobre!

O que é o tesouro direto?

O tesouro direto é uma modalidade de investimentos em renda fixa, onde você compra títulos do governo e recebe juros proporcionais por esse valor após um determinado tempo. Assim, é como se você estivesse emprestando seu dinheiro ao governo, e ele te devolve esse valor com juros pelo tempo que permaneceu emprestado.

Dessa maneira, ele funciona mais ou menos como o CDB dos bancos; a diferença é que você empresta para o governo e não para uma instituição financeira privada. Isso pode trazer um pouco mais de confiança na hora de aplicar seu dinheiro, dada a consolidação de um governo ser de longe maior do que a de uma financeira, por exemplo.

Além disso, ele apresenta diversas vantagens para o investidor, e pode ser uma grande oportunidade de conhecer melhor o mercado de investimentos sem se expor à riscos. As rendas fixas são as modalidades mais indicadas para quem quer entrar nesse universo de investimentos. Se você está pensando nisso, temos artigos muito bons sobre como começar a investir.

Quais as vantagens de investir no tesouro direto?

Então, agora que você já sabe como funciona o investimento no tesouro direto, também precisamos te mostrar quais vantagens ele pode trazer para os seus rendimentos mensais. Por isso, separamos as principais vantagens de investir nessa modalidade para que você possa entender e ter um ponto de vista abrangente, confira:

Segurança

A primeira vantagem e mais evidente do tesouro direto é a segurança que ele oferece para o investidor. Quando você compra o título e aplica seu dinheiro, já sabe quanto vai ganhar no final da operação, e não fica à mercê das oscilações do mercado financeiro. Assim, em tempos de recessão ou de eventos de impacto na economia mundial, essa pode ser a opção mais segura de continuar tendo rendimentos.

Rendimento maior que CDB e poupança

Atualmente, o tesouro direto tem rendimentos comprovadamente maiores do que os da poupança. São tipos de investimentos similares, mas os juros que o governo paga ainda são maiores que as instituições privadas, pelo uso do seu dinheiro. Por isso, se tiver um dinheiro parado, faça o teste: aplique metade na poupança do sue banco e a outra compre títulos do governo e observe os rendimentos após o mesmo período.

Acessibilidade

Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Ainda, outra vantagem bem evidente desse tipo de investimento é a acessibilidade que ele tem. Dessa maneira, você não precisa ter altos valores em sua conta para começar, porque a cota mínima é de R$30,00. Isso mesmo, tudo o que você precisa para começar a investir é um número de CPF válido, uma conta bancária e trinta reais.

Taxas mais baixas

Geralmente, as tarifas aplicadas às operações do tesouro direto são menores do que outras transações de investimentos de renda fixa. Dessa maneira, você economiza mais na sua porcentagem de investimento e nas tarifas que paga para os cofres públicos. Mas vale ressaltar que essas tarifas, ao contrário dos rendimentos, são dependentes da influência do mercado. Por isso, a oscilação pode acontecer, mas em condições normais, elas são menores.

Existes desvantagens em investir no tesouro direto?

Nesse contexto, poucas desvantagens podem ser observadas quando você aplica seu dinheiro no tesouro direto. Para quem não tem familiaridade com internet, pode ser um pouco complicado conseguir realizar as compras e vendas de títulos e realizar o gerenciamento da carteira pela internet.

Ainda, caso você tenha um imprevisto e precise resgatar o seu dinheiro antes do vencimento estipulado, pode acabar tendo prejuízo pela perda dos juros proporcionais. Por isso, é importante atentar para as datas de vencimentos e manter um fundo de reserva emergencial em casos como estes. Assim, você não precisa retirar o dinheiro que investiu antes do prazo final para recebimento dos juros.

Então, vale a pena investir no tesouro direto?

Por vários motivos, vale a pena sim investir no tesouro direto, mas antes é preciso observar o seu perfil de investidor e as condições que você possui no momento. Para quem quer começar a investir e entender de que maneira o mercado funciona, é uma excelente opção além das poupanças.

Porém, para investidores que já estão há algum tempo no mercado, outras opções podem ser mais rentáveis, dado o rendimento tímido que o tesouro direto tem (porém ainda maior que a maioria das rendas fixas). Então, tudo depende de como você avalia sua disponibilidade de dinheiro para investir, e os rendimentos que pretende alcançar.

Ainda, o tesouro direto pode ser uma excelente maneira de planejar sua aposentadoria. Se você está pensando em ter uma velhice confortável, pode ser que o tesouro direto te forneça uma fonte apropriada de rendimentos a longo prazo. De maneira geral, se você está pensando em criar uma carteira de investimentos para aplicar seu dinheiro, pode incluir o tesouro direto entre eles que você não irá se arrepender.

Gostou do conteúdo? Para continuar por dentro de todos os nossos conteúdos, é interessante continuar de olho por aqui. Então, veja mais opções e dicas de investimentos que podem te ajudar a conseguir aumentar seus rendimentos mensais. Ainda, se tiver ficado alguma dúvida para você, ou se quiser deixar uma sugestão para o blog, escreva aqui embaixo nos comentários que a gente te responde.