Saiba como investir em uma planilha de gastos

Já pensou em investir em uma planilha de gastos mas não tem ideia de por onde deve começar? Vamos te ajudar com esta tarefa, conheça nossas dicas.
investir em planilha de gastos
investir em planilha de gastos

Investir em uma planilha de gastos pode te ajudar a recuperar o controle da sua vida financeira. Quer saber como? Neste artigo vamos te ajudar a entender porque e como este tipo de ferramenta pode facilitar a sua vida. Já aconteceu de você entrar no aplicativo do banco e não ter ideia de onde foi parar o dinheiro? Acredite, isso acontece com muita gente.

Esse é um dos motivos pelo qual as pessoas buscam por esse tipo de auxílio. Ah, e não precisa se preocupar, mesmo que não tenha experiência com planilhas, ainda assim é possível ter sucesso nesta atividade. Então, prepare papel e caneta para fazer suas anotações e nos acompanhe até o final dessa leitura. Vamos começar!

Afinal, para que serve uma planilha de gastos?

Este tipo de ferramenta funciona como Uma planilha de gastos, é na verdade um relatório financeiro. Nela é registrado todos os seus gastos, e no fim de um período, todo o valor é somado, fazendo assim com que você tenha uma plena noção de quanto dinheiro está saindo do seu bolso.

No começo do artigo, falamos sobre a terrível surpresa de ser pego desprevenido no fim do mês, e às vezes nem saber pra onde o seu dinheiro foi. A função da planilha de gastos é fazer com que isso não aconteça. Pois, com a ajuda dela você saberá com detalhes, como e onde o seu dinheiro foi gasto.

Como esse tipo de ferramenta pode ser útil para as minhas finanças?

Você saberá quanto gastou na semana, no mês ou quanto gastou em todo o ano. Parece clichê, mas na verdade, ter um real controle de quanto gastamos é o primeiro passo para controlar as finanças e cortar gastos desnecessários, fazendo assim com que tenhamos um maior controle na nossa vida financeira.

Com a planilha de gastos é possível identificar que lacunas são as mais custosas, e isso faz com que, você descubra quais são os períodos em que gasta ou ganha mais. Lembrando que, a planilha será personalizada por você, de acordo com as suas necessidades e planejamentos. 

Sendo assim, você pode fazer uma planilha não só dos seus gastos, integrar a sua planilha os seus lucros é uma ótima opção. Assim, é possível ver e entender suas finanças ainda mais amplamente. Agora vamos aprender a maneira mais fácil de fazer uma planilha. Bora?

Passo a passo para aprender a investir em uma planilha de gastos

investir em planilha de gastos

Nessa hora é importante listar os tipos de despesa, primeiramente escreva todas suas contas fixas, como por exemplo a conta de luz, água, plano de saúde, aluguel, academia, telefone e internet. Anote quanto combustível foi posto, o valor da despesa mensal do mercado, quanto dinheiro foi gasto naquela cervejinha no fim de semana ou no aplicativo de entrega de comida.

Nesse caso, é necessário muita disciplina, uma sugestão é guardar todos os comprovantes de coisas que pagou com o cartão de crédito. E quando pagar coisas com dinheiro, não se esqueça de incluir o valor na planilha de gastos. Coisas pequenas que pensamos: “Nem vou anotar, foi tão baratinho” são as mais perigosas. Anote elas também!

Adicione o período (semanas ou meses)

Para facilitar coloque o período de tempo de forma horizontal(uma ao lado da outra), se você quiser fazer uma planilha semanal utilize 7 quadrinhos ( seg-ter-qua-qui-sex-sab-dom), caso queira fazer mensal use 12 quadradinhos (jan-fev-mar-abri-mai-jun-jul-ago-set-out-nov-dez). E coloque as despesas listadas ao lado de maneira vertical (uma debaixo da outra).

Análise o resultado dos gastos

Investir em uma planilha de gastos também envolve a dedicação do seu tempo. Então, depois de alimentá-la com informações é preciso analisar o resultado. Se for positivo é um ótimo sinal, a partir daí você poderá traçar novas metas e resultados pensando no seu orçamento.

O saldo ficou negativo? Calma, nem tudo está perdido. Neste caso também é importante que haja uma análise e planejamento. Em outras palavras, é preciso entender quais são os maiores custos e o que você pode fazer para diminui-los. Depois, é só colocar em prática nos próximos meses.

Não sei usar o excel, como vou investir em uma planilha de gastos?

investir em planilha de gastos

Por mais que o excel seja uma ferramenta mais “famosinha” nessa área, nem sempre é considerado o melhor método, afinal, nem todos tem facilidade para usá-la. Não se preocupe se este for o seu caso, saiba que existem outras formas de controlar e melhor o seu orçamento financeiro.

Se você acessar a Play Store (para Android) ou App Store (para iOS) e digitar “planilha de gastos” aparecerá várias opções de aplicativos, que tem uma estrutura diferente do Excel, no sentido de serem mais simples e práticas, já que são opções desenvolvidas para serem acessadas pelo celular.

Outra sugestão é que você faça o processo a mão. É isso mesmo leu, é super válido usar o bom e velho “papel e caneta” também podem te ajudar a executar esta tarefa. Ah, só tome cuidado para não perder as informações, é importante que guarde todas as anotações em um lugar seguro.

Nesse artigo nós vimos como investir em uma planilha de gastos faz diferença na hora de organizar as finanças, e que é algo que pode ser feito de diversas maneiras. Gostou das dicas e quer continuar antenado com o que acontece no mundo de quem faz outros tipos de investimentos? Continue ligado na nossa página.