Pular para o conteúdo

Segurança na Internet — Instagram lança recurso para proteger usuários

Se outrora o acesso a redes sociais era limitado a maiores de idade, hoje já se aceita que grande parte do público conectado é mais novo, principalmente no Instagram. Com isso, o aplicativo lança um recurso que permite manter usuários teens mais seguros.

  • por
  • 5 min read

A segurança na internet é um dos temas mais discutidos nos últimos anos. Seja para realização de transações bancárias, compras na modalidade online ou para manter adolescentes e crianças protegidas no acesso as redes sociais. Esse último tema é um dos que mais preocupam pais e psicólogos, uma vez que ao estar conectado o público mais jovem fica mais vulnerável com o contato de pessoas desconhecidas.

Pensando nesse público mais jovem, o Instagram implementou atualizações nos termos de privacidade da rede. Com elas a interação entre adultos e usuários menor de idade não poderá ocorrer livremente. Sendo assim, a busca pela segurança desse público se torna mais tangível e acessível para todos os usuários menores de 18 anos. Vale ressaltar que a idade mínima para ter uma conta no Instagram é 13 anos.

Advertisement

Veja a seguir qual o impacto das medidas em seus usuários, como ela irá funcionar e quais são as principais dicas para manter a segurança de crianças e adolescentes em meio a conexão global que a internet proporciona. Algumas redes e sites ainda restringem a criação de contas apenas para maiores de 18 anos, o que não coíbe o cadastro desse público e coloca-os mais vulneráveis nos contatos estabelecidos.

A mudança nas atualizações de privacidade

O Instagram optou por medidas mais restritivas e que incentivem a segurança na internet após perder usuários para outra plataforma de rede social, o TikTok. Na plataforma voltada para vídeos criativos as medidas de segurança já foram atualizadas o que aumenta a confiabilidade de pais e até mesmo do público teen que deseja fazer parte da rede que ganha cada vez mais espaço entre o público adulto e adolescente.

Advertisement

Algumas outras redes não permitem que usuários menores de 18 anos realizem seus cadastros, enquanto parte das plataformas estão atualizando seus termos para aumentar a segurança e ampliar o acesso de usuários maiores de 13 anos. Com isso o número de pessoas conectadas aumenta e a rede vê ampliada suas possibilidades de conexões e investimentos.

Além das mudanças de privacidade como forma de aumentar a segurança, o Instagram frequentemente atualiza recursos para expandir sua forma de atuação. E, dessa forma alcançar um público maior. No começo a plataforma contava apenas com a postagens de fotos para seus usuários, atualmente já possui recursos que permitem compartilhar fotos por apenas 24h, criação de vídeos dinâmicos e recursos para deixar destaques no perfil de cada usuário.

Advertisement
Advertisement

Segurança na internet — como a medida vai funcionar

O recurso lançado pelo Instagram vai impedir que adolescentes recebam mensagens de adultos que não estão na lista de seguidos pelo usuário. Dessa forma a segurança na internet será reforçada e não permitirá a interação de contas que não se seguem. Para as contas que enviarem a mensagem uma notificação será exibida, informando o não possibilidade de iniciar contato. 

Para os casos em que a interação já exista, a plataforma irá avaliar a conversa e, em situações de comportamento suspeito a notificação será enviada ao menor. Vale ressaltar que os comportamentos suspeitos para a segurança na internet será, por exemplo, contas que tenham contato com diversos usuários menor de idade e com grande número de troca de mensagens.

Advertisement

Entre as atualizações terá também a dificuldade em se encontrar usuários menores de 18 anos na plataforma. Suas contas não serão exibidas em sugestões de amizade, por exemplo. Além disso, recursos para os pais e material de conscientização para os usuários teens serão liberados como meio de reforçar os procedimentos de segurança, e será incentivada as contas privadas para esses usuários.

Dicas para manter crianças e adolescentes seguros nas redes sociais

Além das atualizações das redes sociais para aumentar a segurança na internet, é fundamental que pais e filhos tenham consciência e tomem cuidados para se manterem seguros nessas plataformas. Se, por um lado as empresas prezam pela segurança de seus usuários. Por outro, cada perfil deve se atentar e tomar medidas para que a navegação e conexão seja cada vez mais segura.

Advertisement

Manter a localização desativada ao publicar fotos ou vídeos é uma maneira de se manter seguro. Afinal não é a todo momento que se torna necessário mostrar onde exatamente o usuário está. Outra maneira é bloquear usuários suspeitos, seja por mandar conteúdo impróprio ou por não conhecer o remetente que tenta enviar mensagens. Diversos golpes são aplicados através de uma falsa pretensão de se tornar amigo virtual. Vale ressaltar que a denúncia de contas com conteúdo impróprio também auxilia na manutenção de um espaço seguro.

As redes sociais ocupam hoje um espaço que anteriormente era dedicado apenas a relações presenciais. Da mesma forma que as mídias digitais ganham cada vez mais lugar na internet e no dia a dia, a socialização através de telas é cada vez mais comum e nos permite estar conectados com pessoas que estão longe fisicamente. O mais importante é manter a segurança na internet e se resguardar para evitar problemas maiores na vida real.

0