Inovação e nostalgia: a nova aposta de marketing

Juntar passado, presente e futuro pode ser uma das mais geniais campanhas de marketing dos últimos tempos. E é exatamente isso que Pizza Hut traz em sua nova campanha.
Inovação e nostalgia
Inovação e nostalgia

Inovação e nostalgia podem parecer escolhas opostas, mas nos últimos tempos elas são grandes parceiras para inovar na área de marketing de produtos. Afinal, a memória afetiva dos consumidores pode ser uma forte aliada na área de consumo e é com essa premissa que a Pizza Hut lançou sua nova campanha de marketing: a newstalgia. Com ela, a empresa pretende unir clássicos do cardápio com itens para divertir e agradar seus clientes.

O primeiro lançamento da campanha que une inovação e nostalgia é a marca Pac-man. Através da tecnologia de realidade aumentada, as caixas de pizza irão se transformar na tela para jogar o clássico dos anos 1980. O famoso labirinto estará estampado nas embalagens das pizzas e, após escanear um QR code o cliente poderá jogar diretamente na tela de seu celular.

Além de divertir seus clientes, a empresa ainda irá sortear uma Arcade1Up Pac-Man. Para concorrer, cada cliente que jogar só precisará postar o recorde no Twitter. Ou seja, além de divertir e aumentar suas vendas, a campanha ainda gera engajamento nas redes sociais para a empresa. É a união perfeita de inovação e nostalgia. Infelizmente a campanha é apenas para os EUA, mas pode ser uma ótima inspiração para empresas brasileiras.

O Pac-man

Em 1980 o mundo conhecia um dos jogos que ultrapassaria a barreira do tempo e seria famoso até os anos 2020. Coincidentemente ou não com a campanha de unir inovação e nostalgia pela Pizza Hut, o jogo foi inspirado em uma pizza sem uma fatia. Unindo o formato do alimento com a personagem japonesa Paku, famosa pelo seu apetite, surgiu o jogo que conquistou o mundo.

No jogo o jogador assume a posição do Pac-man, uma cabeça amarela com a boca que abre e fecha. Seu objetivo é percorrer o labirinto do game e comer todas as pastilhas disponíveis, enquanto foge dos fantasmas que surgem para atrapalhar o personagem. A cada nova nível a dificuldade e ritmo do jogo aumenta, tornando mais difícil completar com sucesso a fase.

O jogo foi lançado para o console Arcade, mas rendeu diversas versões para outras plataformas, inclusive nos dias atuais. Com isso a fama do cabeça amarela ultrapassou gerações e faz sucesso até hoje, inclusive com as novas gerações. É por isso que as campanhas que unem inovação e nostalgia utilizam o game para atrair mais clientes e incentivar mais consumo dos produtos e alimentos.

Inovação e nostalgia
Inovação e nostalgia

Juntando inovação e nostalgia

Unir inovação e nostalgia não é algo inédito no mercado. O marketing de nostalgia tem ganhado cada vez mais espaço pelo sucesso que faz com o público e diversas são as áreas que permitem aplicar a técnica para atrais novos e antigos clientes. Diversos exemplos de sucesso ao aplicar a nostalgia são a prova que é possível inovar através da memória afetiva de seus consumidores.

O grande sucesso da turnê Sandy & Júnior é um grande exemplo que o passado ainda pode estar presente, principalmente na área de negócios. Não é raro campanha de marcas de vestuário que unem inovação e nostalgia ao lançarem novos modelos de roupas, mas com estampas de desenhos, filmes e personagens antigos. Ou seja, o elemento nostálgico, quando bem trabalhado é uma excelente ferramenta de vendas.

A prática é bem-vista até por empresas antigas, que tem suas marcas consolidadas com o tempo e produtos que fizeram sucesso com gerações passadas. O fato da inovação e nostalgia fazerem tanto sucesso é que, mesmo em meio a tantas novidades tecnológicas que chegam à memória afetiva, principalmente da infância é a responsável por guiar as ações.

Os novos formatos de marketing

Nos últimos anos o marketing vem se reinventando para abarcar o mercado que surge. Seja através do marketing de nostalgia ou do marketing digital, a premissa é sempre conseguir abranger um público maior, ampliando o mercado de consumo das marcas. Dessa forma, a união entre inovação e nostalgia prevalece, mesmo que de maneira indireta nas campanhas lançadas.

Com isso os profissionais de marketing precisam se reinventar e estabelecer novos meios para se destacarem. Nos últimos anos as redes sociais são as maiores formadoras de público consumidor, e elas pedem materiais dinâmicos, atualizados e quase instantâneos. Ou seja, é essencial estar sempre conectado para não perder nenhuma novidade que seja passível de usar em benefício da marca.

Podemos afirmar que os novos tempos trazem junto com eles as lembranças do passado e juntam inovação e nostalgia em um único ambiente. Portanto, seja através de filmes, programas televisivos, campanhas publicitárias ou marcas de vestuário e decoração, o presente e o passado caminham juntos em busca de novos consumidores e para fidelizar os antigos.

Para continuar informado sobre as principais notícias do Brasil e do mundo, além de ter dicas sobre diversos temas, fique ligado no Click Finanças. Aqui você encontra dicas para sua vida financeira e informações importantes para se manter atualizado nas novidades do mercado e das estratégias de marketing que surgem para os novos tempos que vivemos.