Pular para o conteúdo

O home office está ganhando o mundo: Já são 80% o número de gestores que aprovam o modelo

O trabalho remoto foi forçado a acontecer por conta da pandemia de COVID-19. A maioria dos gestores aprovou o home office e parece que ele veio para ficar!

  • por
  • 5 min read
home-office

A pandemia de COVID-19 mudou não somente a maneira das pessoas se relacionarem, mas também de viver. Dessa maneira, o trabalho remoto era uma promessa para o futuro, acabou acontecendo de maneira forçada para evitar o contágio. Porém, o que ninguém esperava era que as grandes empresas aprovassem o modelo home office de jornada. Então, se você quer saber mais sobre essa modalidade de trabalho, e as previsões para o futuro, continue com a gente lendo este artigo.

O que é o home office?

O modelo home office é quando o trabalhador fornece seu serviços para a empresa direto de casa, sem precisar ir ao escritório. Dessa maneira, as tarefas são passadas para o funcionário, ele as executa em casa e devolve as demandas concluídas pelo computador. Quando necessário, são feitas entregas de documentos através de transportadoras ou similares.

Advertisement

Esse modelo de trabalho já estava previsto para acontecer no futuro, e as pessoas não precisarem sair de casa para conseguir trabalhar. Porém, a pandemia de COVID-19 e a necessidade de distanciamento social contribuíram para acelerar o processo. Hoje, estima-se que aproximadamente 43% das empresas no Brasil estão atuando nesse modelo de trabalho.

A previsão inicial era de que o home office começasse a criar um impacto maior daqui a 5 ou 10 anos. Porém, com a situação atual as empresas se viram adiantando esse tempo em meses. Afinal de contas, em meio à uma crise sanitária, quem não se adapta e contorna as adversidades, de certo irá perecer no mercado.

Advertisement

As empresas estão preparadas para o home office?

A maioria das empresas multinacionais que atuam no país já tinham a tecnologia e logística necessárias para começar com esse modelo. As nacionais eram poucas, mas possuíam meios de se adaptar de maneira rápida e já começar os trabalhos de maneira remota.

O home office trouxe um avanço imenso na tecnologia que as empresas possuem, além de ajudar a criar milhares novas técnicas para facilitar essa demanda. Por isso, hoje mais de 52% das empresas no Brasil já estão preparadas para atuar nesse modelo, excluindo também as que necessitam de intervenção humana para atuarem, como o ramo alimentício.

Advertisement
Advertisement

Quais as vantagens do trabalho remoto?

home-office
Fonte: Foto/Reprodução: Internet.

Segundo as pesquisas atuais sobre o home office, a produtividade dos colaboradores aumentou de maneira significativa durante o trabalho remoto. Isso acontece porque a familiaridade do local conhecido e a capacidade dos funcionários se sentirem mais confortáveis influencia diretamente nos aspectos psicológicos do rendimento de trabalho.

Além disso, as empresas gastam muito menos com o deslocamento dos funcionários, limpeza dos locais de trabalho e consumo de energia. Por isso, a maioria dos gestores aprova o novo modelo, porque ele aumenta a produtividade e reduz despesas de impacto no orçamento da companhia.

Advertisement

Ainda, o trabalho remoto é capaz de criar indivíduos mais independentes e com autodisciplina, uma vez que é necessário criar sua própria rotina de trabalho na maior parte das vezes. As pesquisas revelam que o home office tem criado também relações mais francas e honestas entre os chefes e funcionários.

Existe algum problema no home office?

Como a maior parte das leis trabalhistas ainda não contempla essa modalidade de trabalho, alguns funcionários e gestores podem ficar um pouco perdidos. Por exemplo, se você trabalha em sua residência, como é feita a cobertura dos gastos que tem com energia, internet, etc? Alguns patrões acabam se beneficiando da situação, uma vez que os funcionários pagam as contas de casa e usam os insumos para o trabalho.

Advertisement

Outro problema que pode surgir em decorrência disso é o aumento da jornada de trabalho sem remuneração. Para cumprir alguns prazos, muitos funcionários acabam trabalhando dobrado, e se falta disciplina nessa hora, o bolso não recebe nenhum tipo de bonificação por isso.

Então, o home office ainda precisa de algumas regulamentações pertinentes para se tornar uma modalidade de trabalho excelente. Por hora, tem agradado muito aos gestores que já somam 80% de aprovação pela modalidade. Porém ainda existe muito o que se discutir sobre um modelo de trabalho que seja benéfico para empregadores e funcionários.

E quais as previsões para o futuro?

Segundo os especialistas, a previsão é de que cada vez mais empresas adaptem seus processos organizacionais para o home office nos próximos anos. A tendência é de que somente os trabalhos que exijam intervenção humana continuem sem execução à distância. Por isso, os trabalhadores já podem começar a se preparar para ficar mais um bom tempo assistindo as reuniões no conforto do sofá de casa.

Dessa maneia, outro mercado que pode crescer bastante são as empresas que criam logística e ferramentas para a execução de trabalhos remotos. Ainda, é importante que quem pensa em continuar em casa trabalhando, já aproveite para estudar mais um pouco e se adequar a essas novas tecnologias.

Alguns gestores porém, defendem a jornada de trabalho híbrida. Ela consiste em períodos de tempo iguais para a jornada em casa e no escritório. Assim, garantindo a supervisão da produtividade e cumprimento de prazos, e preservando as relações humanas dentro do trabalho. E você, qual sua opinião sobre o home office?

Portanto, se você ficou interessado no assunto e quer saber mais notícias sobre o mundo da economia, no blog temos vários outros artigos sobre as finanças no Brasil e no mundo. Então, vale a pena dedicar um tempinho para se informar e aprender um pouco mais. Inclusive, continue navegando em nosso site para obter ainda mais detalhes e informações!

0