Pular para o conteúdo

Google e Apple, a briga das grandes

É cada vez mais clara a briga entre grandes companhias por um espaço na vida do usuário de tecnologia. Com cada vez mais inovações, cada empresa busca uma forma de forma de conquistar mais mercados.

  • por
  • 5 min read

Google e Apple são duas gigantes no mercado de tecnologia e software. Se por um lado temos uma empresa que tem o domínio dos principais sites de busca, entretenimento, navegação e diversos outras utilidades. Do outro temos uma das líderes em tecnologia e que cada vez mais inova em seus aparelhos. Assim, elas podem se complementar, mas também podem ser concorrentes.

O rompimento entre essas duas gigantes da atualidade foi, na realidade, algo que pode parecer pequeno, mas causa um grande impacto. A Google deixou de usar uma ferramenta desenvolvida pela Apple para rastreio de navegação. A IDFA, é um identificador de publicidade que não será mais usada pelo Google. Sendo assim, o usuário ficará restrito quanto ao uso de aplicativos da outra empresa o impacto é um pouco mais diferente.

Advertisement

A pergunta que fica é: qual seria o impacto disso na vida do usuário de Iphone? Afinal, Google e Apple precisam uma da outra, principalmente para seus usuários. Principalmente por alguns dos principais programas de usuários da internet serem do Google. No entanto, a briga dessas duas gigantes não prejudica a experiência de navegação do usuário, não a ponto de interferir na experiência..

Google e Apple — o impacto das mudanças

Um dos maiores impactos do rompimento entre Google e Apple é no que se relaciona a anúncios. Para entender melhor, saiba que os aplicativos rastreiam sua navegação em diversos sites. Desse modo, as propagandas que aparecem durante a navegação, em redes sociais por exemplo, são determinadas a partir desses dados coletados. É por isso que sempre que pesquisamos um produto, ele aparece como propaganda nas redes sociais.

Advertisement

Com isso, quem mais vai perder são empresas que utilizam essa ferramenta de rastreio para direcionar as propagandas certas para seus usuários. Assim, com o rompimento, o usuário poderá não aceitar o rastreio, prejudicando então a cadeia de propagandas existente no mundo eletrônico. Para entender melhor: esse recurso funciona como um espião e fofoqueiro, sem ele vai ficar um pouco mais difícil para as empresas saberem o que o usuário precisa ou procura.

Vale ressaltar que o abandono da ferramenta por parte do Google é para o desenvolvimento de uma ferramenta própria. Afinal, a grande maioria dos usuários da internet sempre estão conectados em contas Google, até mesmo usuários de produtos Apple. Gmail, YouTube, Maps e diversos outros recursos muito utilizados no dia a dia das pessoas são ferramentas da empresa.

Advertisement
Advertisement

Google — uma das maiores empresas de tecnologia

A Google foi fundada em 1998, nos Estados Unidos da América. A empresa reúne serviços de tecnologia e software e cada vez mais se desenvolve no ramo tecnológico. Com diversas ferramentas que oferecem uma melhor experiência para o usuário na internet, ela cresce cada vez mais. Dessa forma, é natural que Google e Apple se encontrem nas experiências de internautas.

Entre os principais serviços oferecidos estão ferramentas de publicidade, como o Google Ads. Que permite a liberação de propagandas de maneira estratégica para seus usuários. É semelhante a propagandas televisivas, que em alguns horários tem maiores efeitos. No entanto, aqui a experiência do usuário é individual, tornando assim a ferramenta com a possibilidade de um maior impacto.

Advertisement

O motor de busca mais utilizado do mundo é do Google, e leva seu nome. Ele é também é o site mais acessado. Afinal, a expressão “dar um Google” não ficou tão famosa atoa. Além disso a empresa conta com ferramentas de produtividade, calendários, provedores de e-mail, produtos corporativos, ferramentas de tradução e diversos outros recursos que cada vez mais vão se desenvolvendo.

Apple — o grande nome quando o assunto é smartphones e computadores.

A Apple figura entre as principais empresas de tecnologia do mundo. Com produtos conhecidos em todo globo a empresa é famosa por seus smartphones e computadores que possibilitam uma nova experiência de navegação. Sendo assim, a empresa tem parceria com outras companhias, tornando a relação Google e Apple natural. No entanto ela também desenvolve recursos próprios para otimizar seus aparelhos. Crescer nunca é demais.

Advertisement

Um dos maiores feitos da empresa é o IOS. Um sistema operacional exclusivo para aparelhos da empresa. Desse modo, o cliente Apple tem uma experiência exclusiva, que não é oferecida para usuários de outras marcas. Vale ressaltar que os smartphones utilizam o Android como sistema operacional. A cada atualização, o sistema conta com alguns aperfeiçoamentos e novas funcionalidades.

Por esse motivo, mesmo sendo uma das grandes na área de tecnologia. A Apple precisa utilizar recursos do Google. As experiências das duas empresas se complementam e oferecem uma melhor navegação ao usuário. Desvincular totalmente Google e Apple seria dividir, ou pedir aos usuários, que criassem diversas contas, em diversas plataformas. No entanto, o que mais queremos atualmente é a praticidade de ter tudo aquilo que precisamos em um só lugar.

Só aqui, no Click Finanças, você fica por dentro dos assuntos do momento. Como a criação de uma nova rede social, o ClubHouse. Com ela é possível se comunicar através de áudios com pessoas de todo o mundo, trocando experiências e ideias para uma maior interação entre os usuários. Continue navegando em nosso site para ter acesso as melhores informações para se manter informado.

0