Como não cair em golpes de empréstimo? Veja 7 dicas importantes

Está pensando em contratar um crédito, mas se preocupa com os golpes de empréstimo? Neste artigo a gente te mostra 7 dicas para não cair nessa!
7-dicas-para-não-cair-em-golpes-de-empréstimo
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Conseguir um dinheiro extra, principalmente em tempos de pandemia pode ser um alívio para as contas no final do mês. Porém, diversos tipos de golpes de empréstimo estão aí na praça só esperando para você cair. Então, como se prevenir desses tipos de fraudes e conseguir contratar um empréstimo de maneira segura? Se você quer saber mais, é só continuar lendo este artigo até o final.

Quais os tipos de golpes de empréstimo que mais acontecem?

Com o aumento dos serviços por meio digital, como solicitações de cartões e empréstimos, os golpes evoluíram muito também. Assim, a maior parte deles ocorre por esse meio, mas isso não significa que outros canais também estejam livres de golpistas querendo roubar seu dinheiro.

Dessa maneira, eles ocorrem desde o uso das suas informações pessoais para atividades ilegais, até levar seu dinheiro com os pagamentos e não te dar a quantia contratada. Por isso, da mesma maneira que as pessoas que aplicam golpes de empréstimo estão sempre se atualizando, você também precisa se manter informado para não cair nessas furadas.

Então como eu posso evitar os golpes de empréstimo?

De maneira geral, você precisa estar sempre atento às informações e atividades das empresas que oferecem propostas milagrosas que podem te tirar do vermelho. Por isso, separamos algumas dicas importantes que você deve levar em consideração quando for escolher a que mais se encaixa no seu perfil:

Evite empresas sem histórico ou má reputação

É comum que a gente tenha a tendência de confiar um pouco mais em empresas que tenham um bom histórico e uma boa reputação na praça. Da mesma maneira, fuja de financeiras que não tem bons históricos, que possuam muitos processos de clientes ou que não tenham uma boa reputação.

Provavelmente, você pode acabar caindo em um golpe. Por isso, muitas vezes vale a pena pagar um pouquinho a mais com taxas reais, do que entrar em propostas incríveis que só vão trazer mais dor de cabeça para você. Fique sempre atento, porque o maior patrimônio de uma empresa é a reputação que ela oferece ao cliente.

Tenha muito cuidado com ofertas fora do comum

Você acabou vendo uma proposta de empréstimo com valor muito alto e taxas de juros minúsculas, parece ser a saída perfeita para todos os seus problemas. Ou então, pode acabar sendo o começo de mais uma série de outros. Cuidado com os milagres da internet, muitos deles escondem golpes de empréstimo.

Portanto, fique com o que é real e está dentro das possibilidades do mercado. É muito fácil oferecer o mundo só para tirar seu dinheiro, então sempre desconfie. Você pode estar em um momento delicado com as dívidas, então não deixe a emoção falar mais alto e pesquise a fundo o que uma proposta irrecusável esconde.

Cuide bem dos seus dados pessoais

7-dicas-para-não-cair-em-golpes-de-empréstimo
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

A primeira regra de ouro em qualquer transação: cuidado com as suas informações pessoais. Seu dados podem abrir portas para que criminosos façam todo tipo de atividade ilegal, principalmente as compras em seu nome. Assim, você contrai uma dívida por um produto ou serviço que nunca usou, e até resolver isso, você pode ter muito mais problemas.

Então, só compartilhe suas informações pessoais quando tiver certeza de que a empresa é confiável. Não mande nenhuma cópia de documento ou assine documentos sem saber bem o que está fazendo. Vale a pena investir um tempo a mais para ter tranquilidade na hora de contratar um empréstimo.

Pesquise todas as informações que puder sobre a empresa

Uma das maneiras de você conseguir saber se uma empresa é confiável ou não, são as informações que ela disponibiliza em seus perfis. Pesquise pelo CNPJ, endereço de estabelecimento fixo e até os números de telefone que ela informa. Assim, você consegue ter uma noção se esses dados são verdadeiros. Caso não sejam, já fique de orelha em pé, pode ser mais um dos golpes de empréstimo.

Use os sites de reclamação como fonte de referência

Atualmente, vários sites avaliam a reputação das empresas através das experiências dos próprios clientes. Por isso, eles podem ser uma boa fonte de informação para você pesquisar os problemas que outros consumidores tiveram e não cair em golpes de empréstimo. O Reclame aqui, Reclamão e Denuncio são ótimas referências para você pesquisar as reclamações de usuários e como as empresas lidam com elas.

Primeiro você recebe, depois paga o empréstimo

Não se deixe enganar, o sistema de empréstimo é simples: primeiro você assina o contrato, recebe a quantia contratada e depois começa a pagar as parcelas. Então, preste muita atenção em tipos de serviços que exigem pagamento, ainda que só em partes, do valor antes de você receber qualquer quantia. Alguns golpes de empréstimo funcionam dessa maneira, você paga e acaba não recebendo a quantia.

Na dúvida, pesquise um pouco mais

Portanto, se você está com algum tipo de dúvida em relação à empresa ou ao tipo de contrato oferecido, pense mais um pouco. Você pode pesquisar mais e tirar suas dúvidas antes de realmente efetivar a contratação. A maioria dos golpes de empréstimo acontece porque a gente acaba ficando muito ansioso e não presta atenção em detalhes simples. Valorize seus instintos: se sentir que é furada, pare e pesquise um pouco mais.

Outras informações para não cair em golpes de empréstimo

Hoje em dia, existem várias financeiras, bancos e outras instituições oferecendo empréstimos. Você pode comparar cada uma delas entre si e verificar se existe muita divergência nas condições apresentadas. Mantenha sempre as suas informações preservadas e guarde todas as conversas que tiver com o representante.

Por isso, se possível não use canais telefônicos, somente meios que você possa ter comprovação. Ainda, sempre peça os dados de cada representante, e se possível documentos de identificação dentro da empresa. Portanto, se lembre sempre que antes de cair em um golpe, todas as medidas de prevenção parecem exageradas. Mas depois que você cai, talvez nem todas elas juntas possam trazer seu dinheiro de volta. Então, mantenha sempre a atenção em dia.

Gostou do conteúdo? Então fique sempre pode dentro das últimas notícias e não perca mais nenhum conteúdi, Aqui, você pode conhecer mais opções de empréstimo e serviços de crédito que podem ajudar a facilitar sua vida. Além disso, se você precisar tirar suas dúvidas ou fazer sugestões, pode deixar um comentário aqui embaixo que a gente te responde.