Você sabe quais são os 5 erros mais comuns nos investimentos?

Se você está pensando em investir, precisa saber o que não fazer nessa hora. Então, neste post vamos te mostrar os 5 erros mais comuns nos investimentos!
erros-mais-comuns-nos-investimentos
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Começar a investir requer uma carga grande de estudos e aprimoramento, para não ter prejuízo. Porém, também é importante saber o que não fazer durante as aplicações, e o que pode te trazer prejuízos. Então, se você está pensando em começar a investir, e quer aprender um pouco mais, neste post vamos te mostrar os erros mais comuns nos investimentos. Por isso, se você ficou interessado, é só continuar lendo e aprender como não perder seu dinheiro na hora de investir.

Quais são os 5 erros mais comuns nos investimentos?

Existem várias atitudes que podem te conduzir ao prejuízo, mas algumas delas são clássicas como erros mais comuns nos investimentos. Desde sair aplicando em uma coisa só, até aplicar em tudo sem nem conhecer direito. Por isso, separamos os principais erros que você pode cometer quando estiver começando, para que você aprenda desde já o que não fazer se quiser lucrar:

Falta de estudos sobre investimentos

Quando você se propõe a fazer algo que não conhece sobre, a probabilidade de erros acontecerem é bem grande. Por isso, como você pretende investir sem conhecer de fato os principais tipos de investimento e como funcionam? Dessa maneira, o estudo e o planejamento são fundamentais para o sucesso dos investimentos. Aplicar sem tem nem a noção de como funciona o mercado, é de longe um dos erros mais comuns nos investimentos.

Falta de organização e disciplina

O processo de investir demanda que você esteja com sua vida financeira organizada, e que tenha disciplina para saber quando seguir e quando é melhor retroceder. Essas são características fundamentais para uma investidor que quer ter lucro em suas empreitadas. Por isso, é importante evitar de agir desorganizadamente, e deixar as emoções agirem mais do que a razão no mundo dos investimentos.

Aplicar todo seu dinheiro em apenas uma modalidade de investimento

O mercado flutua e acaba interferindo de maneira direta nas ações e outros tipos de investimento de renda variável. Por isso, uma das grandes sacadas é nunca investir tudo aquilo que você tem em um só lugar. Dessa maneira, se o mercado pender para um lado, você pode perder em uma modalidade e ganhar em outras, e assim por diante. Então sempre procure montar uma boa carteira de investimentos diversificados, para garantir que você sempre esteja lucrando em algum deles.

Impulsividade na hora de investir

De repente você viu um anúncio de investimento relâmpago que promete rendimentos milagrosos, e aplica seu dinheiro. Esse também é um dos erros mais comuns nos investimentos: impulsividade. Não esqueça que estamos falando do seu dinheiro, que você trabalhou muito para ganhar. Então tudo o que é relacionado a investir precisa ser planejado antes, para evitar ao máximo perdas desnecessárias.

Desespero por retorno imediato

Antes de mais nada, você precisa assimilar que a maioria dos investimentos não são rentáveis à curto prazo. Alguns você adquire agora e só vai colher os frutos daqui a 5 ou 10 anos. Por isso, existem outras maneiras de ter uma rentabilidade menor, porém mais rápida. Não arrisque suas economias nas aplicações pensando em um mês, dois meses. Isso pode te frustrar e levar a cometer mais erros comuns nos investimentos.

Por isso, siga os grandes mestres dos investimentos. Warren Buffet disse que: “O mercado de ações é um dispositivo para transferir dinheiro dos impacientes para os pacientes”. Então, pense sempre a longo prazo e nunca coloque a carroça na frente dos bois por rendimentos imediatos. Investir é uma atividade que exige muita paciência.

O que os erros mais comuns nos investimentos podem causar para minhas aplicações?

erros-mais-comuns-nos-investimentos
Fonte: Foto/Reprodução: Internet.

Grande parte deles vão te gerar um bom atraso e perda de rendimentos, porém alguns podem ir mais além. Se você aplicar tudo o que tem na modalidade errada, por exemplo, e ela for sua única alternativa. Dessa maneira, você pode acabar perdendo todo o dinheiro que demorou um bom tempo para guardar, e não terá outro capital para investir novamente em outras alternativas.

Além disso, os erros mais comuns nos investimentos podem criar uma certa resistência em investir de novo. Como se você pegasse um trauma do mercado e achasse que aquilo não é para você. Não esqueça que muitos dos grandes investidores também começaram com pouco, e só chegaram até lá porque dedicaram muito tempo para aprender como realmente ganhar dinheiro com investimentos.

Como me prevenir dos erros mais comuns nos investimentos?

De maneira geral, o estudo e controle das emoções são fundamentais na hora de se prevenir dos erros mais comuns nos investimentos. Você pode perceber que a maioria deles vem da impulsividade e da falta de planejamento, por isso é tão importante controlar essas áreas em específico.

Além disso, você precisa entender que investimentos tem muito a ver com as oscilações do mercado. Não é porque uma ação teve uma baixa hoje, que você deve desistir do investimento e seguir sua vida. É imperativo que você compreenda que investir é uma tarefa para longo prazo, não é algo que você vai colher os frutos amanhã. Tendo isso em mente, você evita metade dos erros por impulsividade ou falta de preparo.

Portanto, estude e se prepare sempre. Lembre que os mercados mudam de acordo com o que o mundo está vivendo, então nunca será demais aprender sobre isso. Assim, cada nova mudança é mais uma enxurrada de conhecimento e aprendizado que você terá pela frente.

Se você estiver curtindo o conteúdo aqui da página, e quiser aprender um pouco mais sobre como funcionam os investimentos, temos mais artigos sobre o que fazer para começar a investir. Fique sempre por dentro do que está acontecendo na economia no Brasil e no mundo.