Entrevista de Emprego: tenha um bom desempenho

O primeiro passo para uma carreira promissora é um bom desempenho na entrevista de emprego. Aprenda como a linguagem corporal pode te ajudar nessa etapa.

A entrevista de emprego gera apreensão e nervosismo na maioria das pessoas. Afinal esse é um momento decisivo para a carreira e, talvez, para a vida. Saber o que falar e como se portar são requisitos fundamentais para conseguir a tão sonhada vaga de trabalho. Mas um ponto extremamente importante e que pode fazer a diferença é nossa linguagem corporal. Aquilo que não é falado é tão importante quanto o que se diz.

Aprender a usar a linguagem corporal para benefício próprio é uma vantagem. Além disso saber como o corpo pode ajudar traz segurança, aumentando a confiança e diminuindo o nervosismo. Com isso, é mais fácil dar um upgrade na carreira. Vale ressaltar que, além de ajudar nesse momento, a linguagem corporal é um trunfo em todas as situações da vida, gerando confiança e controle sobre o que nos ocorre.

Com processos seletivos exigentes e grande concorrência no mercado de trabalho, as empresas estão indo além do currículo na hora da entrevista de emprego. Mas não basta ser capaz e qualificado, é preciso mostrar a capacidade em poucos minutos e no primeiro contato com o entrevistador. Por isso, aprender a usar a linguagem corporal, expressando mais que palavras, é fundamental para se sair bem.

Postura

Pode parecer algo banal, mas a forma de sentar é importante durante a entrevista de emprego. A postura pode indicar desleixo, desrespeito ou falta de confiança. Da mesma forma ela pode indicar as atitudes inversas. Por isso, é importante manter a postura reta, o que indica respeito por quem está falando. Em casos de entrevistas por vídeo, a câmera precisa estar posicionada no nível dos olhos, mostrando apenas da cintura para cima.

Os movimentos durante a entrevista de emprego

Ficar nervoso é normal e compressível. No entanto o excesso de nervosismo pode ser prejudicial. Além disso, o nervosismo exacerbado pode se manifestar de diferentes formas, em especial com movimentos repetitivos. Por isso, evite balançar as pernas, bater as mãos na perna ou enrolar os cabelos. Procure colocá-las em um lugar visível, para assim não gesticular em excesso ou repetir movimentos.

Entrevista de Emprego

Outro ponto importante é saber utilizar os movimentos gestuais de maneira positiva. Uma dica importante é ensaiar em casa as situações hipotéticas. Com isso é possível demonstrar domínio sobre o que fala e a melhor maneira de gesticular e se expressar com as mãos, rosto e corpo. Afinal é possível dizer mais através dos movimentos, inclusive a confiança sobre o assunto.

Uso do celular

Em 2021 o celular já é parte fundamental na nossa vida. É difícil imaginar como passaríamos o dia sem o aparelho nos acompanhando. Mas em momentos assim é importante ter cuidado ao manusear o aparelho. Seja enquanto aguarda o início ou, principalmente, no momento da entrevista de emprego. Afinal, algo tão fundamental no dia a dia não pode ser usado para prejudicar esse momento importante.

Algumas empresas observam os candidatos antes mesmo do início da entrevista. Por isso evite ficar mexendo no celular, assistindo vídeos ou conversando por aplicativos. Mesmo que o momento de espera seja de muita expectativa, é possível encontrar outras válvulas de escape para aguardar a entrevista de emprego. Levar um livro pode ajudar esse momento, demonstrando interesses além do celular.

Já no momento da entrevista de emprego é imprescindível que o celular não seja utilizado. Lembre-se de colocar o aparelho no silencioso e, se possível, desligá-lo. Ser interrompido por notificações ou ligações não passará uma boa impressão para o entrevistador. Mostre que naquele momento a dedicação é 100% para mostrar sua capacidade e fazer parte do time de funcionários do local.

Saber ouvir é parte importante da entrevista de emprego

Em um mundo agitado e com situações que requerem imediatismo, é comum que as respostas venham antes de realmente terminar a pergunta. Sendo assim lembre-se de ouvir atentamente o entrevistador. Demonstrar respeito e atenção no momento da entrevista de emprego mostra que está disposto a ouvir e aprender. Portanto, apenas após a pergunta ser totalmente concluída, inicie suas observações e respostas.

Outro fator importante é demonstrar que está ouvindo atentamente. Isso é feito com as expressões faciais. Demonstre interesse pelo que é dito. Inclusive concordando em alguns momentos pontuais e demonstrando isso. Além disso, a maneira mais eficaz de demonstrar interesse é realmente estar interessado. Portanto, se desligue mentalmente do mundo e foque na entrevista de emprego.

E, por último, lembre-se que não basta ensaiar gestos e falas para a entrevista de emprego. Um fato primordial é realmente estar preparado para passar pelo processo. Alguns momentos nossa linguagem corporal não depende apenas de movimentos voluntários. A expressão “o corpo fala” é verdadeira. Portanto, é necessário estar realmente interessado e motivado a estar naquele local.

Aqui no Click Finanças você se mantém informado sobre as notícias do Brasil e do mundo, inclusive sobre tecnologia e o que as mudanças afetam sua vida. Como, por exemplo, o entrave entre Google e Apple e o que a briga de duas gigantes da tecnologia afeta diretamente na sua vida. Continue navegando em nosso site para ficar por dentro de notícias e dicas que vão contribuir para seu dia a dia.