Empréstimos: como saber se este é o tipo de solução ideal?

Descobriu que existem várias opções de empréstimos mas ainda não tem certeza de que esta seja a solução apropriada para o seu problema? Então, não deixe de ler todas as nossas dicas e aprenda a usar esse tipo de crédito a seu favor!
Empréstimo
Empréstimo

Ao ouvir ou ler a palavra empréstimos muita gente sai correndo. Ao mesmo tempo, existem aqueles que já ficam super empolgados quando recebem uma proposta de alguma instituição bancária. Se identificou com um desses perfis? Bom, seja qual for a sua posição, a questão é: Afinal, pedir um empréstimo realmente ajuda ou só serve para acumular dívidas?

O número de empréstimos no Brasil tem crescido cada vez mais, e até quem já está acostumado a fazer esse tipo de operação acaba ficando em dúvida. Geralmente isso acontece porque a pessoa não entende plenamente o que está envolvido nesse tipo de operação ou porque acaba se perdendo na hora que pega o dinheiro na mão. Hoje iremos compartilhar dicas para que você possa usar esta transação bancária a seu favor.

Como funciona um empréstimo bancário?

O empréstimo funciona como uma espécie de contrato entre o cliente e uma instituição financeira. Antes de fechar o acordo, o solicitante informa o quanto precisa e o banco analisa por quanto tempo pode emprestar o valor que foi pedido. Além disso, define a taxa de juros que deve ser aplicada às parcelas, que geralmente também são pré-definidas. Uma vez que o cliente aceita as condições impostas, o acordo é fechado e acontece a transferência do dinheiro.

Vale lembrar que os empréstimos não precisam ter destino fixo, ou seja, você pode usá-lo do jeito que quiser. Justamente por oferecer flexibilidade é que muitas pessoas procuram esse tipo de operação bancária. Afinal, pode ser o único meio para sair de uma situação de emergência ou pagar uma dívida. Por outro lado, pode ser considerado o pontapé inicial para fazer investimentos, como iniciar um negócio próprio.

Conheça os tipos de empréstimos

Agora que já conhece as principais características desse tipo de crédito, vamos falar sobre as opções de empréstimos que atualmente estão disponíveis no mercado. É claro que optar por um empréstimo, pode ser a solução dos seus problemas como um pesadelo. Para facilitar, preparamos uma lista para que possa conhecer os detalhes sobre cada modalidade:

Empréstimo pessoal

Esta é uma das opções mais conhecidas e como é de fácil acesso é oferecida por todos os bancos. Qualquer pessoa que não tenha o nome negativado pode solicitar este tipo de empréstimo. Uma das vantagens é que depois de fechar o acordo, o dinheiro é liberado na conta corrente em até 24 horas, ou seja, é muito útil principalmente em casos de emergências.

Apesar disso, também existem desvantagens, como o fato de que o valor que fica disponível é considerado baixo, aproximadamente R$ 5.000,00 na maioria das instituições. Os juros também estão entre os mais altos, já que o crédito pode ser acessado rapidamente.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado também é uma modalidade conhecida, mas, o que o diferencia da opção anterior é que o valor da parcela é descontado diretamente do salário, pensão ou aposentadoria de quem faz a solicitação. Tal garantia de pagamento deixa a contratação mais rápida e simples, além de que os juros são mais baixos.

Parece ser a opção ideal, não é mesmo? Pois é, a questão é que os empréstimos consignados podem ser solicitados apenas por aposentados, pensionistas do INSS ou pessoas que trabalham em empresas que possuem algum tipo de convênio com bancos. Se você não se encaixa em nenhuma dessas situações, infelizmente você terá que optar por outro tipo.

Cheque especial

Este é um crédito que serve para cobrir o saldo devedor de uma conta corrente, ou seja, quando ficar no vermelho. É uma opção prática, pois pode ser contratada de forma automática, e flexível, já que o empréstimo corresponde ao valor exato para cobrir o saldo negativo da conta bancária. Entretanto, as tarifas são extremamente altas. Segundo o Banco Central, em 2017 a média era de 328,3% ao ano, sendo a maior taxa de juros que as instituições oferecem.

3 dicas para pedir empréstimos e não se endividar ainda mais

Empréstimo
Empréstimo

Tudo na vida tem vantagens e desvantagens, o que não é diferente no universo dos empréstimos. Por isso, que antes de pedir um crédito é muito importante que avalie alguns fatores, mesmo que seja uma situação de emergência, afinal, o objetivo é resolver um problema e não conseguir mais um. Então, conheça as dicas que preparamos para te ajudar nessa tarefa:

1 – Defina o quanto você precisa

Ao pensar em empréstimos, muitas pessoas se sentem tentadas a solicitar um valor maior do que realmente precisam, acreditando que esta é uma forma de melhorar a situação financeira. Aí está um grande erro! Dizemos isso porque quanto mais dinheiro você pedir emprestado maior vai ser a quantidade de parcelas e a taxa de juros, o que pode comprometer o seu orçamento além do que deveria.

2 – Pesquise antes de contratar empréstimos

As condições para um empréstimo podem variar de uma instituição para outra, principalmente porque hoje existem várias opções. Sendo assim, é possível negociar, e na maioria das vezes não é necessário nem sair de casa para isso, já que a maioria dos bancos disponibilizam as taxas (e até simuladores) por meio de seus sites ou outros canais digitais. Então, sempre que possível, pesquise e compare antes de contratar.

3 – Organize as finanças

Pode ser que esteja pensando: “Ah! Mas eu estou procurando por empréstimos justamente para isso”. Na verdade, quando falamos sobre a organização das finanças, queremos dizer que é preciso saber o quanto você poderá pagar mensalmente por um crédito. Caso não tenha essa informação e ainda assim faça a solicitação, é provável que fique no vermelho e tenha que lidar com mais uma dor de cabeça. Por isso é importante anotar todos os gastos e fazer as contas.

Sabemos que nem sempre é fácil avaliar todos estes aspectos antes de fazer empréstimos. Porém, este é o método para garantir que a operação bancária realmente seja uma solução e não se converta em um problema. Por falar nisso, selecionamos uma das opções mais aprovadas pelos nossos leitores. Mas se ainda quiser saber sobre outras possibilidades, vá direto à seção Empréstimo do nosso site e tenha muitas outras informações.