Empréstimo para autônomo: Tire suas dúvidas sobre essa opção

Não contrate um empréstimo pra autônomo ainda! Conheça nossas dicas e garanta que essa realmente é a solução que está buscando para o seu negócio.
Empréstimo para autônomo
Empréstimo para autônomo

Já foi a época em que fazer um empréstimo para autônomo era coisa de outro mundo. Atualmente, existem várias opções, inclusive, a tecnologia tem feito com que esse tipo de processo seja cada vez menos burocrático. Ou seja, ter acesso a essa solução pode ser mais fácil do que imaginava.

Se você é autônomo e está precisando adiantar uma grana para acertar alguns débitos, ou quer dar uma repaginada no seu negócio, nos acompanhe até o final da leitura. Por meio deste artigo vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o empréstimo para autônomo, assim, ficará mais fácil definir se esta é ajuda que a sua empresa precisa.

Como funciona o empréstimo para autônomo?

O empréstimo para autônomo não é nada diferente do empréstimo pessoal que é oferecido pelas instituições bancárias. Até o processo de aprovação é parecido, antes de liberar qualquer tipo de crédito, é feito uma análise para saber se você tem condições de arcar com as parcelas. A diferença está em que será analisada sua conta jurídica, e não a física.

Justamente por isso que é muito importante deixar reunido todos os comprovante e recibos (de preferência dos últimos 90 dias) que tenham relação com a sua empresa. Afinal, o banco tem direito de pedir qualquer informação que contribua para este processo de análise por parte da instituição financeira.

Quando o processo for finalizado você vai ficar sabendo qual valor do empréstimo para autônomo foi liberado e a quantidade de parcelas em que poderá pagar o crédito. Além disso, terá todas as informações sobre as taxas de juros. Ah! Se quiser ter uma “prévia” dessas informações, também é possível.

Existe uma ferramenta que pode te ajudar: estamos falando sobre o simulador: que é disponibilizado pela maioria das empresas. Por meio dele será possível ter uma ideia de como será o empréstimo. Por exemplo, se informar o valor que gostaria de obter, verá quais são as taxas de juros aplicadas e as possibilidades de parcelamento. Isso quer dizer que quando fizer a solicitação, já vai ter uma ideia do quanto vai pagar. Legal, né?

Quais são as vantagens?

O empréstimo para autônomo, assim como qualquer outra ajuda extra financeira, pode ser uma solução rápida para os problemas. Por exemplo, pode ser usado para aumentar o capital de giro, fazer uma reforma, comprar material porque a produção está aumentando ou investir em qualquer outra coisa que faça parte do negócio. O ponto é: contratando o empréstimo vai ter a oportunidade de colocar em prática um ou vários projetos.

Outro benefício é poder contar com mais um tipo de ajuda, que seria através de consultoria. É isso mesmo que leu! Atualmente, muitas instituições bancárias contam com colaboradores especialistas no mundo dos negócios para dar suporte aos clientes, antes, durante e depois da contratação. Assim, é possível oferecer o crédito que faz sentido para a sua empresa.

Existe alguma desvantagem no empréstimo para autônomo?

empréstimo para autônomo
Empréstimo para autônomo

Caso o empréstimo seja feito de forma digital, é preciso ter alguns cuidados específicos, como a proteção de seus dados, pois, infelizmente existem muitos golpes. Também é importante contratar uma empresa confiável, e para te ajudar com esta tarefa vamos compartilhar algumas dicas.

A primeira é: nunca aceite depositar nenhum valor antes de fazer o empréstimo para autônomo, pode ser uma furada. Por exemplo, se te pedirem para fazer a transferência da primeira parcela para conta física, não aceite, também pode ser um golpe. Caso se sinta pressionado de alguma forma, é melhor pedir uma segunda opinião antes de seguir com qualquer contrato.

Lembre-se que em qualquer tipo de empréstimo é cobrado a taxa de C.E.T, que inclui os tributos, tarifas e as despesas relacionadas ao crédito solicitado. Então, é importante fazer mais um orçamento para comparar as taxas e também as melhores condições de pagamento para você.

Cuidado com acordos que pareçam “ser bons demais para ser verdade”, que envolvam tarifas baixíssimas, por exemplo. Pesquise por feedbacks nas redes sociais, este é ótimo termômetro para avaliar o nível de confiabilidade da empresa. Em resumo, podemos dizer que essas são possíveis desvantagens, já que podem ser remediadas se você tiver cautela e avaliar antes de contratar um empréstimo para autônomo.

Como saber qual é a melhor opção de empréstimo para autônomo?

Essa é uma questão totalmente relativa, porque depende do valor que você precisa e das suas condições financeiras atuais. O truque é colocar tudo na ponta do lápis, quais são suas metas e o quanto poderá pagar sem interferir de maneira negativa nas finanças da empresa.

Uma vez que tenha tudo claro, ficará bem mais fácil fazer um filtro nas empresas que conseguem atender às suas exigências. Afinal, o empréstimo para autônomo pode e deve ser uma solução e não mais um problema para o negócio. Pesquise o quanto for necessário e não feche um negócio antes de ter certeza que é a opção ideal.

Quer mais dicas como essa? Nós vamos continuar te ajudando com isso. Diariamente compartilhamos conteúdos que te ajudam a estar antenado com tudo o que acontece no mundo das finanças, ou seja, também poderá conhecer mais opções de empréstimo. Então, continue navegando em nossa página sobre empréstimos.