Vantagens e desvantagens do empréstimo com desconto em folha

Os serviços de crédito podem ser uma excelente opção para sair do vermelho, como o empréstimo com desconto em folha. Mas será que vale a pena? Saiba aqui!
empréstimo-com-desconto-em-folha
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Pedir um empréstimo pode ser a solução para diversos problemas financeiros momentâneos. Mas com tantas opções no mercado, muitas vezes fica difícil conseguir escolher o melhor. Por isso, é sempre com conhecer as vantagens e desvantagens de cada um, como o empréstimo com desconto em folha. Por isso, se você quer saber se ele é seguro, continue com a gente até o final que neste artigo a gente conta.

O que é empréstimo com desconto em folha?

Esse tipo de empréstimo é uma modalidade onde as parcelas são calculadas de acordo com a sua renda, e descontadas diretamente do seu pagamento. Ou seja, você não recebe essa parte junto com o seu salário, ela é retirada antes do pagamento chegar à sua conta. Por isso, em algumas financeiras você consegue pedir esse tipo de empréstimo até se estiver com restrição em seu nome.

Porém, não é uma opção para todas as pessoas, principalmente quem é autônomo ou possui renda informal. Como o desconto vem direto do salário, a financeira precisa ter contato com a empresa onde você trabalha para conseguir fazer o desconto em folha. Normalmente, quem mais é indicado para essa modalidade são os funcionários públicos, aposentados e pensionistas, pela renda fixa e sem possíveis cortes.

Contudo, funcionários da iniciativa privada também conseguem contratar esse tipo de empréstimo, mas análise de crédito será diferenciada e a empresa precisa ser conveniada com a financeira onde você vai solicitar. Para quem quer limpar o nome e começar do zero a fida financeira, o empréstimo com desconto em folha pode ser uma excelente oportunidade.

Quais as vantagens de contratar um empréstimo com desconto em folha?

Por conta das facilidades, existem várias vantagens em você contratar um empréstimo com desconto em folha. É importante sempre analisar todos os pontos com atenção e entender o que pode ser mais benéfico no seu caso. Separamos as principais para você ver se elas se adaptam ao seu perfil financeiro:

Pouca burocracia

De maneira geral, o empréstimo com desconto em folha tem muito menos burocracia que as outras modalidades de crédito. Isso acontece porque como o valor é retido direto no valor do salário, o risco de inadimplência é bem menor que os outros modelos. Por isso, as financeiras podem aliviar um pouco mais nas burocracias envolvidas no processo de contratação.

Cabe no seu bolso

empréstimo-com-desconto-em-folha
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Como o cálculo do limite e das parcelas é feito sobre os seus rendimentos mensais, não existe risco de você acabar arrumando dívidas maiores do que pode pagar. As parcelas são feitas para que você tenha um comprometimento de até 20% da sua fonte de renda, não mais do que isso.

Não precisa se preocupar com boletos

Você não tem nenhuma preocupação com o pagamento de faturas, datas de vencimentos e outros problemas com documentos. Isso acontece porque quando você recebe o seu salário, já vem descontada a parcela todo mês. Portanto não é preciso se preocupar com os pagamentos, a empresa e a financeira já fazem isso.

Prazo de pagamento maior

Normalmente, os contratos de empréstimo com desconto em folha tem prazos de pagamento maiores, por conta da baixa taxa de inadimplência. Dessa maneira, os consignados podem ser pagos em até 10 anos, enquanto que os empréstimos comuns tem prazos de pagamento com a metade desse tempo.

E quais as desvantagens de pedir um empréstimo com desconto em folha?

Como nem tudo são flores, até o empréstimo com desconto em folha tem os seus pontos negativos. Por isso, avaliamos as principais fraquezas no processo de contratação dessa modalidade de empréstimo. Então, separamos as desvantagens que ele pode oferecer para você conseguir analisar se vão contra seu perfil financeiro:

Prejuízo em caso de perda de emprego

Para funcionários da iniciativa privada que contratam essa modalidade de empréstimo com desconto em folha, pode ser um tiro no escuro caso a empresa não seja tão consolidada. De repente, caso o colaborador seja demitido, o contrato de empréstimo passa a vigorar da maneira normal, e você vai ter que continuar pagando as parcelas como se fosse um contrato comum.

O atraso do salário pode gerar prejuízo

Algumas vezes, ocorrem casos de situações onde até mesmo as prefeituras podem atrasar os salários dos funcionários públicos. Temos vários exemplos nas trocas de mandato quando os prefeitos deixavam os servidores públicos na mão. Nesse caso, como o desconto é feito em folha, se o salário atrasa a instituição também não faz o repasse para a financeira, e isso pode acabar gerando juros e cobranças desnecessárias para você.

E depois de tudo isso, o empréstimo com desconto em folha vale a pena?

Se você tem uma renda fixa e precisa de um dinheiro para conseguir quitar algumas dívidas ou mesmo limpar o seu nome, essa pode ser uma excelente opção. Principalmente se você está negativado e não consegue outros tipos de contratação de crédito, é uma boa escolha para conseguir limpar seu nome e começar um histórico positivo na praça.

Então, o empréstimo consignado, ou empréstimo com desconto em folha é uma boa maneira acessível de conseguir sair do vermelho sem muita burocracia. Ainda, você não precisa se preocupar com os pagamentos e nem com datas de vencimentos de faturas. É bem mais simples que os parcelamentos comuns, onde você precisa lembrar de pagar os boletos todo mês.

Gostou? Aqui no nosso site, elaboramos muitos artigos para te ajudar, desde cartões de crédito, até empréstimos e investimentos. Então, não perca tempo e veja mais opções de empréstimo e dicas para você contratar um bom serviço de crédito. E se por acaso você tiver qualquer dúvida ou mesmo uma sugestão, entre em contato conosco!