Pular para o conteúdo

Conheça a dona Maria, uma lição de empoderamento feminino

O empoderamento feminino está mais presente em nossas vidas do que podemos imaginar. Descubra como a dona Maria Cardoso mostra isso na prática.

  • por
  • 6 min read
empoderamento feminino

Uma moradora da cidade Promissão (interior de São Paulo) viralizou na Internet e deu uma lição de empoderamento feminino, isso porque aos 101 anos de idade decidiu fazer um currículo e enviar para o frigorífico em que alguns familiares trabalham. A psicóloga Juliana Araújo trabalha na seleção de funcionários da empresa e ficou impressionada quando uma das bisnetas da dona Maria mandou o documento no grupo do Whatsapp.

empoderamento feminino
Fonte: G1 notícias

O caso ficou tão conhecido que a senhora até concedeu entrevistas, e em uma delas mencionou que gostaria de trabalhar para comprar as coisas que gosta, entre elas, vinhos e carnes. Também disse que essa seria uma oportunidade de ajudar a filha em sentido financeiro.

Advertisement

Apesar da boa intenção, a ideia do currículo foi uma brincadeira, Dona Maria não sabe escrever pois teve que deixar a escola aos 9 anos para trabalhar na roça, uma situação muito comum entre os brasileiros. A história divertiu e comoveu a muitos, motivando muitas doações de vinho. Ou seja, apesar de não começar a trabalhar, a centenária vai poder matar a vontade da bebida que gosta.

Esse caso também nos faz pensar sobre o empoderamento feminino nos dias de hoje. Tal conceito tem sido muito comentado, porém, nem todos entendem o que é na prática. Se você tem dúvidas sobre o assunto elas vão acabar hoje, nos acompanhe até o final da leitura e saiba mais sobre esse movimento que tem ganhado força.

Advertisement

Afinal, o que significa empoderamento?

No dicionário, a palavra é definida como “ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, domínio sobre algo”. Além disso, envolve a capacidade de tomar decisões sobre o que lhe diz respeito. Vale lembrar que apenas conhecer o significado do termo não basta. É preciso entender plenamente o que significa empoderamento, é necessário saber qual é o tipo de poder que estamos falando.

Uma pessoa empoderada não é aquela que exerce algum tipo de autoridade sobre a outra, na verdade se refere a capacidade que um indivíduo tem em desempenhar ações com o objetivo de promover algum tipo de mudança, sempre levando em consideração a igualdade social.

Advertisement
Advertisement

Como surgiu o empoderamento feminino?

A história do empoderamento feminino não é antiga, começou no século XIX, numa época em que as mulheres não podiam ter privilégios como ler e escrever, suas obrigações se limitavam a educar os filhos e cuidar da casa. Foi nesse período que o movimento começou a dar seus primeiros passos.

Durante a Revolução Francesa a feminista Olympe de Gouges começou a dar alertas sobre a importância da igualdade de direitos dos gêneros. Com a chegada da Revolução Industrial as mulheres começaram a trabalhar nas fábricas e assim, fazer parte da força econômica. Os movimentos feministas começaram a ganhar força e se espalhar pelo mundo, conquistando direitos como acesso à educação, voto, igualdade salarial e outros mais.

Advertisement

Conheça os princípios de empoderamento das mulheres

empoderamento feminino

Em 2010, a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram um conjunto de considerações sobre o empoderamento feminino. Elas servem de ajuda para comunidade empresarial incorporar em seus negócios práticas que promovam a igualdade de gêneros. Conheça quais são os sete princípios:

O primeiro fala sobre estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível. O segundo explica que é preciso tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

Advertisement

Já o terceiro principio aborda a necessidade de garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa. Enquanto o quarto ensina sobre a promoção da educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing é o quinto principio estabelecido pela ONU. Enquanto o sexto fala sobre a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social. Por último, é orientado a medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Diferença entre feminismo e empoderamento feminino

Estes são conceitos que possuem diferenças mas que ao mesmo tempo estão interligados, ou seja, são consequência um do outro. O feminismo representa a ideologia que prega a igualdade entre os homens e as mulheres, já o empoderamento se trata de ações que expressam a necessidade de ter harmonia de gêneros. Logo, é impossível falar de um movimento sem relacionar a outro.

Por que ser uma pessoa empoderada?

O empoderamento não se trata só de mulheres, mas sim de todas aquelas pessoas que fazem algum tipo de reivindicação para conquistar algo em que acreditam. Este é o caso da dona Maria, que com o seu simples ato demonstrou que é possível ir atrás do que se quer, independente de gênero, classe social e idade.

Na infância, não é difícil escutar de algumas pessoas que “não se pode” fazer certas coisas ou que “não é apropriado”. O empoderamento feminino (ou qualquer outro tipo) rompe esse tipo de barreira. Afinal, a pessoa passa a ter consciência que é capaz de fazer mudanças que mudem a comunidade ou qualquer espaço em que estejam inseridas.

Mesmo sendo algo que produz satisfação, algumas pessoas não conseguem despertar esse lado em si mesmas. É por isso que hoje já existem cursos que são procurados por aqueles que querem desenvolver e praticar o conceito. Por exemplo, se você procurar no Google por instruções voltadas para empoderamento feminino, rapidinho vai encontrar várias opções.

Usufrua da quantidade de informações que a Internet pode oferecer, se inspire em histórias como a da Dona Maria Cardoso, e corra atrás do que realmente você quer. Ah! E continue navegando em nossa página, compartilhamos vários conteúdos para te manter antenado.

0