Como investir na bolsa de valores? Saiba aqui!

Para muitos, investir na bolsa de valores é um objetivo que está distante. Se você pensa assim, vai gostar de conhecer nossas dicas, elas vão te ajudar a mergulhar de vez neste universo. Confira!
investir na bolsa de valores
investir na bolsa de valores

Investir na bolsa de valores é uma opção buscada por muitos investidores experientes. Apesar disso, não quer dizer que não possa ser uma modalidade acessada por quem está começando a jornada neste universo. Porém, é importante estar familiarizado com as funcionalidades do mercado.

Não se preocupe, nós vamos te ajudar com isso! Na verdade, foi preparamos este artigo para facilitar sua pesquisa. Queremos compartilhar algumas dicas que vão servir de auxílio para que você inicie ou aperfeiçoe os seus conhecimentos nesta área. Então, nos acompanhe até o final dessa leitura para não perder nada. Vamos começar!

Afinal, o que é a bolsa de valores?

A bolsa de valores nada mais é do que uma organização responsável pelo registro de compra e venda de ativos, ações e valores imobiliários. Tal sistema tem como objetivo garantir o o bom funcionamento das regras de negociação, além de realizar toda a fiscalização.

Quem quer investir na bolsa de valores conta com regras que promovem a segurança para as aplicações. Ou seja, se você fizer um investimento, pode ficar tranquilo pois vai receber pelos títulos que investiu. Este é um fator muito importante e que dá mais tranquilidade, não é mesmo?

Antes de investir na bolsa de valores, saiba como funciona

A princípio, a bolsa de valores funcionava através do pregão viva-voz. Hoje, o processo acontece através de um canal online, que é conhecido como pregão eletrônico. No Brasil, a digitalização do sistema é possível graças ao Home Broker, que possibilita maior segurança e credibilidade para quem opera na bolsa. Existem dois módulos para investir na bolsa: um é por meio do Swing Trade e o outro por meio do Day Trade. Saiba mais a respeito:

Swing Trade

Investir na bolsa de valores através do Swing Trade quer dizer que as operações de compra e venda de ativos envolve aguardar pelo momento mais propício para efetuar a venda. Ou seja, o processo pode levar dias, semanas, meses e até anos. Tal investimento é indicado para quem não tem muito tempo para acompanhar o mercado e por isso prefere investir em uma estratégia que seja a longo prazo.

Day Trade

investir na bolsa de valores

Como o próprio nome diz, este tipo de operação é totalmente contrária ao que mencionamos no tópico anterior. Neste caso o objetivo é conseguir lucro imediato, ou seja, no mesmo dia. É verdade que há grandes possibilidades de lucro, porém, o risco também é alto, já que há inúmeras oscilações. Normalmente, quem procura investir na bolsa de valores pela day trade, possui conhecimento e também sabe lidar com as perdas e ganhos.

Dicas para quem quer começar a investir na bolsa de valores

Agora que já sabe um pouco mais sobre a bolsa de valores, vamos compartilhar algumas dicas que poderão servir de ajuda para quem quer começar a fazer aplicações de dinheiro por meio deste sistema. Então, pegue papel e caneta (ou o celular) e faça as suas anotações.

Saiba qual é o seu perfil investidor

Um perfil investidor é definido pelas suas características e objetivos de investimento. Assim, você pode se enquadrar em três opções: conservador, que é quem não gosta de arriscar, moderado (ou meio termo), que define as pessoas que pensa em arriscar mais ainda tem medo; e o agressivo, perfil de quem se sente mais preparado para arriscar na hora de investir na bolsa de valores ou em outro sistema.

Monte uma carteira de ações

A carteira de ações nada mais é do que uma ferramenta que serve de ajuda para organizar, planejar e diversificar as opções de aplicações. Trabalhar com a variedade é uma vantagem, afinal, há mais possibilidade de ter lucro do que se decidir fazer só um investimento.

Faça uma análise antes de investir na bolsa de valores

Para investir na bolsa de valores com maior confiança é preciso analisar a operação. Para isso, pode contar com duas ajudas: a análise técnica e a fundamentalista. A primeira tem como objetivo mostrar quais são as tendências do mercado, ou seja, serve de ajuda para definir quais serão os seus próximos passos.

A análise fundamentalista verifica qual é a possibilidade do crescimento ou queda de uma determinada ação. Em outras palavras, considera fatores como relação de preço e lucro, fluxo de caixa, além da demonstração de resultado do exercício da empresa. Com isso, é possível ter acesso a inúmeras métricas e a partir disso tomar decisões acertadas.

Invista em conhecimento

Quem deseja ter sucesso na hora de investir na bolsa de valores precisa se manter atualizado e aumentar os conhecimentos sobre o sistema. Por isso é muito importante que busque fontes para fazer isso, seja por meio de livros ou canais digitais, como: Youtube e sites confiáveis, assim como o Click Finanças.

Aproveitamos para te contar que queremos continuar te ajudando a ter acesso à informação prática e confiável. Justamente por isso que frequentemente compartilhamos conteúdos que fornecem dicas sobre as opções que estão disponíveis no mundo dos investimentos. Continue navegando em nossa página e fique ligado!