Veja 5 dicas para quem quer começar a investir

Está com um dinheiro a mais e quer começar a investir? Veja neste artigo 5 dicas importantes para você começar a investir com segurança!
dicas-para-começar-a-investir
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Investimentos são uma ótima maneira de conseguir um dinheiro extra para complementar a renda. Mas quais as primeiras dicas para quem quer começar a investir? Quais as características de um investidor? Então, se você quer saber o que precisa para começar, é só continuar lendo este artigo que a gente te conta mais.

Primeiro de tudo, por que começar a investir?

Atualmente, os investimentos são uma ótima maneira de você conseguir uma renda extra, multiplicar os seus lucros e ainda garantir sua aposentadoria. Por isso, é sempre importante fazer com que aquele dinheirinho guardado renda e te traga mais lucros ainda. Vale muito a pena ter uma fonte de renda para salvar, caso seja um mês apertado, ou ainda em tempos como os que vivemos, de pandemia e recessão econômica.

Porém, não dá somente para começar a investir sem ter nenhuma noção, preparo ou características fundamentais de investidores. Dessa maneira, é preciso observar algumas coisas antes de começar de fato a aplicar seu dinheiro. Assim, você evita perdas por ter um mau preparo, ou mesmo ficar com um medo exagerado porque não domina bem a área.

O que eu preciso para começar a investir?

De maneira geral, algumas ações e características são importantes quando você quer começar a investir. Por isso, separamos para te mostrar as principais delas, e como você pode executar e desenvolver algumas aptidões no seu dia a dia e na sua rotina. Não deixe de conferir todas elas:

Deixe a sua vida financeira organizada

É praticamente impossível começar a investir se você não tem controle sobre sua vida financeira. Essa é uma das primeira lições de educação financeira básica: organize suas finanças! Não dá para reservar um dinheiro para os investimentos, se você não souber exatamente o quanto ganha e com o que gasta.

Então, se a sua vida financeira está bagunçada, o primeiro passo é colocar em ordem. Organize seus rendimentos e quais seus gastos fixos, verifique onde você está desperdiçando dinheiro e diminua os gastos secundários. Caso você tenha algum débito, já aproveite para fazer a quitação ou parcelamento. Assim você consegue ver de maneira eficaz quanto vai te sobrar para investir e de que maneira esse valor pode render mais.

Tenha disciplina, ou não vai dar certo

Quantas vezes você já ouviu falar de pessoas que perderam tudo nos investimentos por não saber quando e como parar? Portanto, ter disciplina é uma das características principais de quem quer ser um bom investidor. Não é só porque você está ganhando dinheiro num contrato com a alta de ações, que você necessariamente precisa continuar insistindo, mesmo que as tendências mostrem uma possível queda.

Então, saber ter disciplina pode te garantir bons frutos mais para a frente. Se você ainda não tem essa característica bem desenvolvida, talvez tenha chegado a hora de investir um pouco mais nela. Trabalhe a disciplina nas pequenas coisas do seu dia a dia e faça um intensivo para a hora que você realmente começar a investir.

Faça um bom estudo dos conceitos principais e do mercado

dicas-para-começar-a-investir
Fonte: Imagem/Reprodução: Internet.

Não adianta você querer investir sem estudar primeiro, isso é uma regra básica para quem está querendo começar a explorar esse mercado. Existem vários conceitos sobre investimentos e de que maneira o mercado pode afetar as tendências que você vai precisar saber se quiser investir de uma maneira correta.

Por isso, estude o máximo que você puder antes de começar a investir. Se aproprie de conceitos, termos e quais as probabilidades de influências nas oscilações de mercado podem ocorrer. Não tente entrar de cabeça sem ao menos conhecer o básico, e o restante você vai precisar praticar para conhecer e ter a sensibilidade das decisões de investidores.

Menos emoção, mais razão na hora de montar sua estratégia

Trabalhar com investimentos e ter uma péssima inteligência emocional é uma combinação potencialmente desastrosa. As decisões tomadas por investidores são feitas com base em previsões calculadas e índices de mercado que não tem envolvimento emocional. Por isso, você precisa usar mais a razão do que a emoção na hora de fazer seus investimentos.

Então, se essa não é uma área que você domina ainda, já está na hora de começar a trabalhar um pouco mais se você quer começar a investir. Em alguns momentos você vai ter perdas, isso é um fato, mas essas perdas não podem afetar a sua capacidade de traçar metas e estratégias de maneira racional, ou isso pode prejudicar ainda mais os seus rendimentos.

Trabalhe com o que está dentro dos seus limites

Não adianta querer começar a investir e dar um passo maior do que a sua própria perna. Então, se lembre sempre que alguns grandes investidores também começaram com pouco e foram crescendo de maneira gradual. Também, não se esqueça que quem investe muito, também pode perder muito. Por isso, muito cuidado na hora de estabelecer seus investimentos e quanto você quer aplicar.

Depois de fazer um bom estudo, você vai perceber que é melhor praticar com pouco, para poder se acostumar tanto com o novo ritmo, quanto com as oscilações do mercado. Planeje seu crescimento gradual com prudência e os pés no chão. Assim, quando você estiver pronto para investir valores maiores, já estará bem acostumado com os mecanismos envolvidos.

Mais algumas coisas sobre começar a investir

Portanto, você conseguiu aprender e visualizar as principais características e atitudes que você deve ter se quiser começar a investir. Por isso, procure bons livros sobre o assunto, acompanhe bem as notícias que podem impactar o mercado e quando começar, não invista em uma coisa só.

Dessa maneira, você garante rendimentos diversificados e consegue fugir das flutuações de mercado, com uma carteira de investimentos bem variada. Caso você queira saber um pouco mais sobre o assunto, nós também temos artigos sobre como preparar uma carteira de investimentos, vale a pena ler!

Gostou do conteúdo? Não esqueça de ler com atenção e continuar acompanhando todos os nossos conteúdos por aqui. Veja mais opções e dicas de investimentos que separamos para você e não fique de fora das últimas notícias. Além disso, caso você tenha uma dúvida ou sugestão, pode deixar aqui nos comentários que a gente te ajuda com as suas perguntas.