Pular para o conteúdo

Cartão de Crédito: Conheça os benefícios e os perigos deste serviço

Quais seriam esses benefícios e perigos e descubra como evitá-los!

  • por
  • 5 min read
Cartão de Crédito: Conheça os benefícios e os perigos deste serviço

Os benefícios e os perigos do cartão de crédito devem ser sabidos. O cartão de crédito se tornou um aliado poderoso nas compras. Proporcionando cada vez mais segurança e praticidade, tanto em lojas online ou físicas. Deixa bem claro que o dinheiro ou o cheque perderam a vez quando o assunto é pagamento, dominando a carteira dos brasileiros que as vezes tem mais de um cartão no bolso.

E essa informação é tão real, pois os números entre janeiro a setembro de 2020, mostraram que 835,8 bilhões de reais foram transacionados no Brasil com o uso do cartão de crédito, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Advertisement

Antes, para realizar uma compra, era preciso andar com dinheiro ou cheque e na grande maioria, só era possível pagamentos à vista. Contudo, com o surgimento do cartão de crédito na década de 1950 e seu fortalecimento 10 anos depois, essa forma de pagamento transformou a vida financeira de toda uma sociedade mundial.

Os benefícios e os perigos do cartão de crédito

Funcionando como um “empréstimo”, onde o banco emissor libera um limite de uso e depois a pessoa paga o que foi gasto, o cartão de crédito tem diversos benefícios. Entretanto, ele pode ser um grande vilão se não for usado da forma correta. E quais seriam essas vantagens ou esses problemas que o cartão pode trazer? Veja abaixo!

Advertisement

Vantagens do cartão de crédito

Existem algumas situações em que ele pode ser um grande reforço, ajudar em situações de emergência, ganhar uma grana e até economizar. Como resultado, esse pedacinho de plástico, tão simples, pode ser de grande ajuda em situações em que é necessário. O cartão de crédito é de extrema importância quando o salário ainda não chegou e você precisa comprar algo para casa ou até mesmo efetuar o pagamento de uma conta urgente. Veja abaixo as vantagens:

Fazer uma compra parcelada, devido ao alto valor do item; Dispor de recursos em uma situação de emergência financeira; Evitar andar com dinheiro físico, por questões de segurança; Fazer viagens internacionais usando apenas o cartão de crédito. Ademais, além desses benefícios, existem outros criados pelas empresas que disponibilizam os cartões, que funcionam como uma forma de estimular o uso. Veja alguns e descubra qual deles faz sentido para você:

Advertisement
Advertisement

Programa de pontos: esse tipo de benefício permite que você acumule pontos a cada compra que faz. Você pode aproveitar o saldo acumulado para trocá-lo por produtos ou serviços que já precisaria ou para ter Cashback. Algumas lojas e bancos oferecem uma porcentagem do dinheiro de volta a cada vez que você faz uma compra com cartão de crédito.

Em alguns casos, esse valor pode retornar para você como saldo na conta bancária como Milhas aéreas. Existem operadoras de cartão que oferecem o acúmulo de milhas a cada compra. Você pode usá-las para economizar em passagens aéreas ou até mesmo vendê-las.

Advertisement

Desvantagens do cartão de crédito

Mas, nem tudo são flores: não vale gastar mais do que deveria só para ter acesso aos benefícios, né? A dica é: aproveite para ter vantagens em compras que já faria de qualquer maneira! E também existem as ciladas que precisam ser conhecidas pelos usuários com a finalidade de evitar problemas financeiros. Quer saber quais? Veja abaixo o que torna o cartão de crédito um possível vilão.

3 motivos para ter cautela no uso do cartão de crédito

Golpes de cartão de crédito: eles podem acontecer quando você passa o cartão nas maquininhas ou faz compras pela internet. Para evitar esses golpes, atente-se para qualquer alteração suspeita na máquina e, sempre que possível, use o cartão virtual do seu banco. Ou seja, os golpistas sabem que as pessoas cada vez mais fazem uso do cartão de crédito e por isso criam artimanhas para levar vantagem, prejudicando o consumidor.

Advertisement

Tentações de uso: muita gente sente que o limite do cartão de crédito é uma extensão do próprio salário. Não é! Evite ao máximo deixar que a fatura ultrapasse a metade do seu salário. Isso porque, quando você gasta todo o valor do limite, no final vai ter que pagar. Assim, se o seu salário não chega nem perto do valor da fatura, vai acontecer um endividamento, prejudicando a saúde financeira da família.

Acúmulo de parcelas: às vezes a gente vai comprando, comprando, comprando, e nem percebe o quanto aquelas comprinhas parceladas, quando juntas, formam um montante grande na fatura. Parcelar em mais vezes pode ser tentador para que o valor pese menos no orçamento mensal, mas várias pequenas parcelas podem gerar uma fatura alta e difícil de quitar.

Assim, quando for efetuar a compra de um produto parcelado, veja se já não existem outras compras parceladas e se não tiver necessidade naquele momento, prorrogue a compra para outros meses quando a fatura estiver mais livre. Se quiser conhecer opções de cartões de crédito, continue navegando nosso site e lendo nosso artigos sobre esse tema!

0