Pular para o conteúdo

Cartão de Crédito BNDES: excelente opção para MEI

O Cartão de Crédito BNDES é uma das melhores opções para o Microempreendedor Individual com muitas facilidades e benefícios!

  • por
  • 5 min read

Você conhece o BNDES?

Se você não conhece o BNDES ou só conhece seu cartão de crédito, lhe apresentamos o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Esse é um dos maiores bancos de desenvolvimento de todo o mundo. Além disso, é uma das principais ferramentas do governo para oferecer financiamentos, investimentos e empréstimos. Estes são longo prazo para diversos segmentos da indústria e meio empresarial do Brasil.

Entretanto, diferente do que muitos pensam, o BNDES não oferece investimentos e financiamentos somente para indústrias e grandes empresas, mas também para empreendedores de pequeno porte e também pessoas físicas. Ademais, o microempreendedor individual também está incluso nessa lista e aqui, te mostramos tudo sobre o Cartão de Crédito BNDES, não exclusivo mas especialmente para essa classe de empreendedores.

Advertisement

O que é MEI?

Antes de falar sobre o Cartão de Crédito BNDES, vale ressaltar que MEI significa Microempreendedor Individual, que são as pessoas que podem abrir uma empresa, uma conta jurídica. Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o MEI se tornou um dos maiores programas de inclusão social. 

Além de permitir que o trabalhador autônomo, ou que tem até 1 funcionário, emita nota. As pessoas que têm permissão de ser MEI são aquelas que faturam até 81 mil reais por ano. Em adição, o trabalhador MEI não pode ser sócio e nem ter participação em outra empresa. As taxas para ser MEI são menos de 60 reais por mês para qualquer categoria.

Advertisement

Cartão de Crédito BNDES

Agora, vamos falar mais sobre o Cartão de Crédito BNDES, aquele que está sendo o escolhido por muitos microempreendedores individuais. Esse cartão de crédito serve para a empresa, para crescer e desenvolver os negócios. O ano de 2020 trouxe a paralisação de muitas empresas, e a necessidade por crédito e financiamentos para manter a empresa, cresceu.

Pensando nos empreendedores que estão batalhando para se manterem abertos no pós pandemia, o BNDES oferece um cartão de crédito com taxas de juros muito mais baixas que os cartões convencionais de bancos comerciais. Além disso, o Cartão de Crédito BNDES tem a alternativa de parcelamento de suas compras em até 48 vezes.

Advertisement
Advertisement

Esse cartão de crédito tem uma das menores taxas de juros do mercado brasileiro, sendo até 1,17% ao mês. O cartão acaba sendo ideal para pequenas e médias empresas que procuram crédito facilitado, além de ser exclusivo para as despesas da empresa. Então, se você tem uma empresa, independentemente do tamanho, vale a pena considerar esse cartão de crédito.

Há  2 possibilidades de utilizar o Cartão de Crédito BNDES, para comprar de forma direta: através de uma conta online do titular no portal do banco ou de forma indireta: negociações com fornecedores com transação através do portal do cartão no BNDES. Portanto, há diversas possibilidades para utilizar o seu cartão de crédito.

Advertisement

Outra diferença é que esse cartão de crédito tem vencimento da fatura a cada 15 dias com débito automático diretamente na conta do MEI, que deve ter sido informada ao longo do processo de solicitação do Cartão de Crédito. Mas, não se preocupe pois falaremos também sobre a solicitação desse cartão.

Solicitação do Cartão de Crédito BNDES

Ainda que seja um pouco mais complicado que outros cartões, o processo para solicitar o seu Cartão de Crédito BNDES está bem especificado e pode se tornar mais simples se todos os documentos estiverem em ordem. Bom, a primeira exigência do BNDES é que o empreendedor tenha conta corrente em um dos grandes bancos brasileiros. Assim, antes de realizar a solicitação, tenha uma conta corrente na Caixa, Itaú, Santander, Bradesco e etc.

Advertisement

Depois disso, preencha um formulário no BNDES para fornecer informações de CNPJ, CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e informar qual banco se tem a conta. Assim, a proposta de solicitação é enviada ao banco e, quando solicitado, o empreendedor deverá comparecer à agência informada no formulário munido dos principais documentos pessoais e da empresa. Como: RG e CPF, certidão Negativa de Débito, regularidade do FGTS, balanço patrimonial e contrato social.

Caso você tenha a recusa, outra solicitação pode ser realizada por outra instituição. Vale ressaltar que as políticas de concessão de crédito do Cartão de Crédito BNDES podem variar de acordo com cada banco, possibilitando também que o Microempreendedor individual tenha sua aprovação.

Benefícios do Cartão de Crédito BNDES

Para abrir a lista de benefícios, vale lembrar que o limite de crédito do Cartão de Crédito BNDES pode chegar a 2 milhões de reais, dependendo de cada instituição com a qual o empreendedor já tenha relação. Com esse cartão de crédito, você pode realizar compras de produtos novos e de inúmeros serviços. Entre eles: autopeças, pneus, insumos, pagamento do INPI, curso de idiomas, materiais para construção civil, hardwares, softwares, entre outros.

Ademais, esse cartão tem crédito rotativo e pré-aprovado, além de um prazo de pagamento em até 48 parcelas com prestações fixas e de valor igual. A taxa de juros costuma ser muito atrativa, muito mais do que outras alternativas convencionais, visto que é determinada pelo BNDES.

Portanto, se você é um empreendedor em busca de crédito, recomendamos considerar essa opção de cartão de crédito. Mas, se você quer continuar buscando alternativas, nosso site está cheio de informações sobre o mundo financeiro e inúmeros cartões de crédito. Então, boa sorte na sua busca e se atente às possibilidades!

0