Conheça as vantagens do cartão Cidadão Caixa

O cartão Cidadão Caixa conta com benefícios oferecidos pelo Governo Federal. Saiba tudo sobre o serviço aqui!
cartão de crédito
cartão de crédito

Durante a pandemia que se tornou parte da rotina de todos os brasileiros, muitas pessoas entraram em grandes dificuldades financeiras. Para ajudar, o Governo Federal disponibilizou um auxílio emergencial para quem mais precisa, ou seja, classes baixas e desempregados. Com o cartão Cidadão Caixa ficou mais fácil receber o dinheiro e muitos outros benefícios.

cartão de crédito
cartão de crédito

Um serviço considerado fácil de utilizar, mesmo quem não tem tanta afinidade com cartões de crédito encontra vantagens no Cidadão Caixa. Ele pode ser utilizado para os saques do auxílio emergencial oferecido pelo Governo e também de benefícios sociais e trabalhistas. Veja aqui neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o cartão Cidadão Caixa.

O que é o cartão Cidadão Caixa?

Criado pela Caixa Econômica Federal, instituição vinculada ao Ministério da Economia, o cartão Cidadão Caixa foi feito para atender aos trabalhadores que possuem direitos trabalhistas e não são correntistas do banco nacional. Ou seja, ele é autorizado somente para as pessoas que contam com benefícios sociais disponíveis para saque e não possuem conta bancária.

É uma forma de facilitar o acesso ao dinheiro sem que o indivíduo beneficiado tenha a obrigação de frequentar agências físicas da Caixa. Dessa forma, o valor do benefício é enviado diretamente para o cartão cadastrado no nome do titular. Por esse motivo, o cartão Cidadão Caixa também é conhecido como o cartão do trabalhador.

Nem todas as pessoas têm direito ao cartão. Por esse motivo, verifique se você faz parte da população atendida pelo serviço. Somente serão autorizados a obter o produto quem conta com os seguintes benefícios sociais e/ou trabalhistas: FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Bolsa Família. Ainda, como mencionado anteriormente, para garantir o cartão Cidadão Caixa você não pode ter uma conta no banco.

Principais vantagens

Se você faz parte do perfil atendido pelo cartão Cidadão Caixa, terá muitas praticidades e facilidades no dia a dia. Principalmente quando precisar resgatar o dinheiro do seu benefício e auxílio oferecido pelo Governo. Em vez de enfrentar filas de agências e esperar horas para ser atendido, a pessoa cadastrada pode sacar o valor em qualquer caixa eletrônico.

Além da garantia de ter o dinheiro no momento que precisar, já que são muitos caixas eletrônicos disponíveis em todo o país, o cliente do cartão exclusivo também tem mais opções de saque. O benefício pode ser obtido em endereços como os Correspondentes Caixa Aqui, Agências Caixa e Casas Lotéricas. Então, descubra qual unidade está mais próxima de você e solicite o pagamento na unidade de sua preferência.

Se você está achando que terá muitos gastos para manter o seu cartão Cidadão Caixa ativo, já pode ficar despreocupado. O serviço não cobra nenhum tipo de anuidade ou mensalidade. Também não há gastos para a emissão e envio do cartão, e você não precisa nem ser correntista da Caixa para pedir o seu. Dessa forma, o produto tem custo zero para o bolso do usuário.

Quem tem um cartão Cidadão Caixa pode fazer muito mais do que apenas sacar o dinheiro obtido a partir dos benefícios sociais e trabalhistas. Com ele, o cliente poderá consultar o saldo e o extrato disponível. O titular do cartão também tem direito a verificar a disponibilidade dos auxílios com facilidade por meio do site oficial ou do aplicativo do banco.

Como solicitar o cartão Cidadão Caixa

cartão de crédito
cartão de crédito

Você pode pedir um cartão Cidadão Caixa por telefone ou pessoalmente em alguma das unidades da Caixa Econômica. A ligação é gratuita e conecta o solicitante diretamente com o atendimento Caixa ao Cidadão. Para pedir o seu, consulte as condições pelo número 0800 726 0207 ou nas agências da instituição. Lembre-se de manter dados pessoais como endereço e telefone de contato sempre atualizados.

Se você já tem uma conta individual nas modalidades poupança ou conta corrente, não é necessário solicitar mais um cartão. A instituição financeira poderá enviar o seu benefício social ou trabalhista de forma ainda mais conveniente em transferência direta para a sua conta já existente. Assim, o dinheiro também poderá ser sacado nas agências ou caixas eletrônicos para ser usado como você precisar.

Mais informações

Há também alguns pontos negativos que devem ser considerados para quem está pensando em ter o cartão. O primeiro deles é que não há a função de crédito disponível, então o serviço serve somente para os saques já mencionados, não sendo possível realizar pagamentos e compras. Outra desvantagem é que não há solicitação pela internet.

Como você pôde entender ao longo desta publicação, o cartão Cidadão Caixa foi feito para facilitar a vida de quem tem direito a benefícios sociais e trabalhistas, mas que não possuem contas bancárias. Dessa forma, o produto atrelado ao Ministério da Economia serve para ajudar as pessoas a terem acesso mais rápido e menos burocrático ao dinheiro.

Por tratar-se de um serviço voltado para um público bem específico, descubra se você faz parte do grupo que tem direito ao cartão Cidadão Caixa. De qualquer maneira, continue acompanhando as publicações do blog da Click Finanças para saber tudo sobre outros tipos de cartão de crédito para você.