Alugar ou comprar: O que é melhor na hora de investir em um imóvel?

Acredite, muitas pessoas tem dúvida sobre como investir em um imóvel., afinal, estamos falando sobre algo que vai influenciar totalmente na sua vida. Conheça as dicas que preparamos para te ajudar com essa decisão.
investir em um imóvel
investir em um imóvel

Podemos dizer que investir em um imóvel faz parte do processo da vida. Afinal, chega um momento em que todo mundo quer conquistar o seu cantinho, não é mesmo? E é nessa hora que surge a questão: Alugar ou comprar, o que é mais vantajoso? Vamos te contar o que vale mais a pena!

investir em um imóvel

Acredite, é normal ficar na dúvida sobre comprar ou alugar um imóvel, e algo que contribui para isso é o fato de existir uma “pré definição” sobre o tema. A maioria das pessoas acredita que morar de aluguel é “jogar dinheiro fora” e que comprar uma casa é o que resolve todos os problemas. Mas, será que é isso mesmo ou apenas estamos acostumados a pensar assim?

Qual é o primeiro passo?

Quando se trata de investir em um imóvel, é preciso levar em consideração vários aspectos, como: as suas circunstâncias atuais e o que você quer para o seu futuro. Para tomar uma decisão certeira, também é preciso fazer uma auto análise. Pense no que você considera crucial em relação ao tema moradia: tamanho do lugar, localização e todo detalhe que considere importante.

Anote todos os pontos, seja por meio de papel e caneta ou em um aplicativo do celular, o importante é que tenha certeza do que quer. Assim, ficará bem mais fácil encontrar uma opção que se adequa ao seu perfil. Bom, com isso em mente, agora já podemos falar sobre as vantagens e desvantagens em investir em um imóvel, seja comprando ou alugando.

Conheça as vantagens de investir em um imóvel por meio de aluguel

Uma das vantagens é que você terá a liberdade de escolher onde quer morar e por quanto tempo ficará neste lugar. Para algumas pessoas, essa “falta de compromisso” pode fazer total diferença, porque tem gente que não curte morar muito tempo na mesma cidade, ou às vezes precisa fazer mudanças repentinas, por causa do trabalho ou família, por exemplo.

Quando falamos sobre aluguel, investir em um imóvel acaba custando menos a curto prazo. Vamos supor que você queira fazer um investimento financeiro ou cumprir com alguma outra meta que envolva dinheiro. Então, neste caso, pode ser que alugar seja a sua melhor opção.

Comparado a compra de uma casa, a locação também é menos burocrática, já que é exigido menos documentos por parte das empresas. Além disso, em alguns casos é possível fazer um contrato direto com o dono do imóvel. Além disso, os reparos e reformas são de responsabilidade do proprietário, com exceção dos danos que são causados pelo próprio inquilino.

Como vimos até agora, existem vários fatores positivos para quem investe em um imóvel por meio de aluguel. Ainda assim, é importante lembrar que assim como tudo na vida existe alguns pontos que não são legais. Nosso objetivo é te ajudar a tomar boas decisões, então também vamos te contar quais são as desvantagens do aluguel.

O lado negativo desse tipo de investimento

investir em um imóvel

Investir em um imóvel por meio de aluguel é algo que não te dará retorno financeiro. Pois é, você estará fazendo uma contratação de serviço, ou seja, o dinheiro vai para algo que não é seu de forma definitiva. Justamente por isso mencionamos a importância de ter um objetivo definido.

Outro fator negativo é ter que lidar com situações inesperadas. Por exemplo, o proprietário pode pedir a devolução do imóvel, mesmo antes do término do contrato. Neste caso será necessário buscar outro lugar para morar, o que pode ser uma tarefa não tão simples, dependendo do lugar.

Conheça as vantagens de investir em um imóvel por meio de compra

Agora chegou o momento de falar dos benefícios de investir em imóveis por meio da compra. Uma das principais vantagens é o retorno do valor investido, pois você poderá desfrutar do que comprou. Além disso, terá a liberdade de fazer as reformas e ajudar que quiser, no momento que achar adequado.

Algumas pessoas pensam em comprar um imóvel para vendê-lo depois. Pois é, nesse caso o proprietário geralmente espera pela valorização do local. Depois, faz a venda por um preço bem maior do que comprou. Se você já tinha pensado nessa possibilidade, saiba que essa seria a sua melhor opção de investimento.

O mercado de venda de imóveis tem crescido cada vez mais, logo, existem opções variadas, o que permite boas negociações em relação a preço. Poder fazer o pagamento à vista é ótimo, mas, se não for o caso, vai ser possível encontrar outras formas de pagamento que não pesam no bolso.

Quais são as desvantagens nesse caso?

Um dos pontos negativos é que para investir em um imóvel por meio de compra, geralmente é preciso fazer um investimento inicial. Nem sempre o valor é baixo, então é preciso ter cuidado para não comprometer o orçamento. Além disso, é importante lembrar que fazendo a compra você será responsável por todos os impostos e tributos que tem a ver com o local, ou seja, sempre terá alguma conta para pagar.

Vamos supor que tenha comprado o imóvel para alugar, nesse caso também terá responsabilidades com os inquilinos. Nesse caso recomendamos que procure uma imobiliária que possa te ajudar com o processo e também te instruir, assim evita algumas dores de cabeça.

Seja qual for a sua decisão, nosso principal conselho é: pesquise e analise antes de investir em um imóvel. Bom, agora que já conhece nossas dicas vai ficar um pouco mais fácil. Ah! E se quiser estar antenado com o mundo dos investimentos, só precisa continuar navegando em nossa página.