Alavancagem Financeira: você sabe o que é e como funciona?

A Alavancagem Financeira explica como seu potencial de lucro ou prejuízo é multiplicado com uma operação de crédito. Saiba mais aqui!
Alavancagem Financeira
Fonte: Imagem/Reprodução Internet

Se você não sabe o que é alavancagem financeira, chegou a hora de descobrir. Hoje, falaremos mais sobre exatamente do que se trata essa operação de crédito e como funciona. Neste artigo, iremos te ajudar a entender a visão geral desse recurso e como você pode usá-lo para multiplicar seu potencial de lucro, ou prejuízo.

Com isso, você ficará ciente de como aumentar suas possibilidades sem ser necessário aumentar nada ao custo inicial do investimento em si. Por isso, quando se opera de forma alavancada, é uma grande possibilidade obter rentabilidade de crescer seu patrimônio, mas também há risco de prejuízo. Então, se você tem interesse em saber mais sobre isso, continue sua leitura atenta!

O que é alavancagem financeira?

Antes de mais nada, é fundamental saber o que exatamente significa a alavancagem financeira, além de entender o que é. Pois, este recurso se trata de uma estratégia financeira utilizada por investidores, na qual eles trabalham com valores acima do que eles realmente têm. Isso acaba potencializando as chances de obter mais rentabilidade, mas também de sofrer prejuízos. 

Uma possibilidade é pensar na alavancagem financeira literalmente como uma alavanca. Esta é usada para levantar objetos de forma mais fácil e neste caso, a questão é a mesma. Com este recurso, é possível realizar aplicações com valores maiores do que você tem atualmente. Tendo isso em mente, este recurso é um dos mais importantes e usados por pessoas que escolhem investir em renda variável. Ou seja, não há nenhum tipo de certeza ou ganho predeterminado.

Alavancagem Financeira
Fonte: Imagem/Reprodução Internet

Ademais, é fácil entender se você compreender a alavancagem financeira como um crédito especial. Para poder começar a utilizar, você precisa ter uma garantia em dinheiro ou até em ativos, como: títulos. Além disso, esse recurso não é recomendado para quem está iniciando no mercado financeiro ou não tem muito dinheiro para começar a investir.

Como funciona?

Primeiramente, é importante ressaltar que a alavancagem financeira pode ser  realizada através de ações na Bovespa ou com contratos na BM&F. Como o caso da Bovespa é mais simples, vamos explicar o funcionamento para que o conceito de alavancagem fique mais fácil e simples de entender. Algumas corretoras facilitam esse recurso. Ou seja, você pode negociar algo que ainda não tem, exatamente como funciona na alavancagem.

Em adição, quando você compra ações na Bovespa, ganha a possibilidade de usar um limite por cada ativo a fim de fazer a alavancagem em até 40 vezes o valor depositado na corretora. Por sua vez, isso funciona na compra e na venda, quando falamos de operações de day trade. Desta forma, cada um desses ativos têm um multiplicador, calculado de acordo com suas características acerca da liquidez e volatilidade.

Ademais, a alavancagem financeira é uma operação de crédito pouco conhecida por leigos, mas bastante utilizada. Se você gostou deste artigo e deseja continuar por dentro de informações relevantes do mercado financeiro, continue aqui. Nós disponibilizamos vários artigos sobre cartões de crédito, investimentos e muito mais!